JMJ 2023: D. Américo Aguiar visita a Ucrânia

Deslocação do presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 decorre de um convite dos bispos ucranianos

No contexto da organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) D. Américo Aguiar está de visita à Ucrânia onde se encontra desde sábado, dia 15 de julho, a convite da Conferência Episcopal local, celebrando com jovens e comunidades católicas.

O presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 esteve na Catedral de Lviv onde se encontrou e abençoou a família de um militar morto em combate.

Segundo informa a Agência Ecclesia, o bispo auxiliar de Lisboa visitou também o Santuário da Mãe de Deus, em Zarvanytsia, onde se encontrou com jovens peregrinos ucranianos, tendo ainda concelebrado Missa com o arcebispo-mor da comunidade greco-católica de Kiev, D. Sviatoslav Schevchuk.

A visita está a ser acompanhada por uma delegação da Conferência Episcopal Ucraniana bem como pelo Núncio Apostólico em Kiev.

Aos jornalistas, D. Américo Aguiar recordou a devoção mariana dos ucranianos e disse aos jovens que trazia a mensagem de Nossa Senhora de Fátima e que na Cova da Iria o Papa Francisco disse que “temos Mãe”. “Temos Mãe e é no coração da Mãe que nós colocámos as nossas alegrias, tristezas, os nossos sorrisos e as nossas lágrimas”, disse D. Américo Aguiar.

A poucos dias do início da JMJ

Entretanto, em Portugal, a poucos dias do início da JMJ de Lisboa, continuam os trabalhos de preparação. Do intenso programa de atividades da JMJ, especial destaque para o ‘Festival da Juventude’, que decorrerá em 100 espaços dos municípios de Lisboa e Loures e que terá 480 eventos, entre 1 e 6 de agosto.

“Façam barulho, levantem-se do sofá, reúnam os vossos amigos e venham viver a juventude. De 1 a 6 de agosto Lisboa e Loures vão dar palco à arte e à liberdade”, refere uma nota divulgada através da rede social Facebook.

Segundo os responsáveis portugueses, a programação prevê música, cinema, exposições, teatro, dança, conferências e eventos religiosos.

“No Festival da Juventude, vem descobrir a Igreja viva e jovem”, convida a organização da JMJ Lisboa 2023.

As várias iniciativas, com entrada gratuita e aberta a todas as idades, incluem 2 torneios desportivos, 10 peças de teatro, 15 filmes, 38 conferências, 290 concertos e 55 eventos religiosos e de encontro.

O Comité Organizador Local (COL) da JMJ explica que o Festival da Juventude quer proporcionar aos peregrinos da JMJ 2023 e à cidade de Lisboa “uma experiência de alegria, juventude, universalidade e fé, mostrando que a Igreja Católica é uma igreja viva e jovem, capaz de usar as linguagens e formas de arte da atualidade sem comprometer a mensagem que pretende transmitir”, pode-se ler na nota divulgada pela Agência Ecclesia.

Outro ponto central da programação vai ser a “Cidade da Alegria”, no Jardim Vasco da Gama, em Belém, que acolhe a Feira Vocacional e o Parque do Perdão.

Esta iniciativa estará aberta de terça-feira a sexta-feira de 1 a 4 de agosto das 9h às 20h, incluindo ‘talks’ e testemunhos em dois coretos no centro da Feira Vocacional em Belém.

Papa Francisco estará na JMJ de 2 a 6 de agosto

O Papa Francisco revelou em recente mensagem vídeo já estar pronto para a JMJ de Lisboa, tendo mostrado o seu kit de peregrino. O Santo Padre chegará a Portugal no dia 2 de agosto pelas 10h ao Aeroporto de Figo Maduro, seguindo-se a cerimónia de boas-vindas com o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém pelas 10.45h. De seguida terá lugar pelas 12.15h, um encontro com entidades civis e diplomáticas no Centro Cultural de Belém. Na tarde desse dia terá lugar o encontro com o primeiro-ministro António Costa na Nunciatura Apostólica pelas 16.45h e de seguida presidirá à oração de vésperas no Mosteiro dos Jerónimos pelas 17.30h, com membros do clero e dos institutos de vida consagrada.

No dia 3 de agosto, logo pela manhã à 9h o Papa estará na Universidade Católica Portuguesa num encontro com jovens universitários, seguindo-se pelas 10.30h em Cascais uma visita à sede de ‘Scholas Occurentes’, uma organização internacional de direito pontifício presente em 190 países dos cinco continentes que, através da sua rede, integra meio milhão de redes educativas. O primeiro encontro com os peregrinos da JMJ acontece nesse dia 3 de agosto pelas 17.45h, no Parque Eduardo VII, com a cerimónia de acolhimento.

No dia 4 de agosto, o Papa começa por confessar alguns jovens, no Parque do Perdão, em Belém logo de manhã pelas 9h, seguindo-se um encontro com representantes de centros de assistência social e caritativa no Centro Paroquial de Serafina, em Lisboa. Nesse dia Francisco almoça com jovens, na Nunciatura Apostólica, e o programa do dia encerra-se com a grande celebração da Via-Sacra, pelas 18h, no Parque Eduardo VII, com reflexões escritas por jovens dos cinco continentes.

Na manhã de 5 de agosto o Papa desloca-se ao Santuário de Fátima de helicóptero, chegando à Cova da Iria para recitar o terço na Capelinha das Aparições pelas 9.30h. Será uma curta visita que se concluirá pelas 11h, regressando a Lisboa para a grande vigília de oração com os jovens no Parque Tejo a partir das 20.45h. Tempo ainda durante a tarde, pelas 18h para um encontro privado com membros da Companhia de Jesus, no Colégio de S. João de Brito.

Na manhã de dia 6 de agosto, domingo, pelas 9h terá lugar no Parque Tejo a grande Missa do Envio da JMJ e a recitação do Angelus. De tarde, pelas 16.30h, decorre o encontro com os voluntários da Jornada, no Passeio Marítimo de Algés. O Santo Padre regressa ao Vaticano após a cerimónia de despedida pelas 17.30h.

RS