
O Santuário Diocesano do Monte da Virgem Imaculada recebeu, a 5 de julho, a apresentação pública da proposta de intervenção arquitetónica e urbanística para o local.
O momento contou com a presença do Bispo do Porto, D. Manuel da Silva Rodrigues Linda, do Presidente do Município de Vila Nova de Gaia, Prof. Dr. Eduardo Vítor Rodrigues, do Reitor do Santuário, P.e Vasco Alexandre Domingues Soeiro, do Arquiteto Octávio Alves, e demais autoridades, e de muitos amigos e peregrinos do Santuário.
O juiz da Confraria, Sr. Diácono José Joaquim Guimarães Angélico foi o anfitrião, dando uma palavra inicial de acolhimento e de agradecimento pela presença de todos, realçando a importância do dia para o futuro do Santuário.
De seguida, o Arquiteto Octávio Alves, responsável pelo projeto de requalificação, apresentou dois vídeos explicativos da proposta criativa, dos quais se destacam as seguintes áreas de intervenção:
– Concretização do traçado definitivo da rua da Confraria;
– Construção de um parque de estacionamento;
– Intervenções no parque de merendas;
– Intervenção das instalações sanitárias, café e restaurante;
– Remodelação do recinto do santuário;
– Construção de uma «via de valores» na Alameda;
– Erigir uma Via Sacra na rua circundante ao recinto;
Após apresentação, o P.e Vasco Soeiro, partilhou o seu sentimento apoiado em três palavras: RECONHECIMENTO, AGRADECIMENTO, COMPROMETIMENTO.
RECONHECIMENTO pela história do santuário com quase 120 anos de vida, que marcou a vida de centenas de milhares de peregrinos. AGRADECIMENTO por todos os que ao longo dos anos dedicaram as suas vidas para promoverem o culto mariano, desde o P.e Luís Gonçalves de Pinho Rocha e Bispo D. António José de Sousa Barroso, até ao P.e Vítor Emanuel Dionísio Ramos e D. Manuel da Silva Rodrigues Linda, assim como ao Presidente do Município de Vila Nova de Gaia, Prof. Dr. Eduardo Vítor Rodrigues e sua equipa, e ao Arquiteto Octávio Alves. COMPROMETIMENTO com o presente e futuro de toda a vida espiritual, cultual e material do Santuário.
Seguidamente, o Prof. Dr. Eduardo Vítor Rodrigues realçou o compromisso e empenho do município em colaborar com o santuário, afirmando que «o Santuário não tem tempo de vida, mas no nosso tempo de vida temos de acreditar e ajudar este projeto, pois esta é uma obra de todos», desafiando para que a partir deste momento existam críticas construtivas. Para o presidente do município, o projeto apresentado visa a revitalização do Monte da Virgem, assumindo-se como um grande centro de peregrinação mariana a par com um conjunto de valências participantes na transformação digna e equilibrada de toda área.
Por último, tomou a palavra o Sr. D. Manuel Linda, salientando que ambas as instituições, Igreja e Município, trabalham para os mesmos destinatários: as pessoas. Destacou que este é o modo de se compreender o envolvimento próximo das duas instituições. O Bispo do Porto transmitiu fortes palavras de entusiasmo e empenho para os próximos passos a concretizar.
Concluindo, o Sr. Diác. José Angélico, afirmou que será dado um tempo – até dia 15 de setembro de 2023, para a receção de contributos, para santuariomontedavirgem@gmail.com, que todos os amigos e peregrinos do santuário achem pertinentes, para posterior elaboração dos projetos definitivos, visando a concretização da obra conforme prioridades que venham a ser estabelecidas.
(inf: padre Vasco Soeiro)