No total são 16212 jovens, chegam de todo o mundo e vão encher as ruas do Porto nos Dias na Diocese, a semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude e que decorre de 26 a 31 de julho
Da Polónia, com 3644 peregrinos, ao Quirguistão, com 11 jovens inscritos, passando pela França com 3471 e até pelos Emirados Árabes Unidos com 3 peregrinos, serão, ao todo, 61 nacionalidades que vão estar nos Dias na Diocese (DND) do Porto antes de partirem, rumo a Lisboa, para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023.
Estão inscritos nos DND do Porto 16212 jovens peregrinos. Destes mais de 7500 jovens ficarão alojados em casa de famílias de acolhimento. O Porto conta com mais de 2700 famílias que, voluntariamente, se inscreveram para receber jovens peregrinos nas suas casas.
Entretanto, os restantes serão acomodados em diferentes espaços comunitários, tais como, instalações paroquiais ou escolas espalhadas um pouco pelo território da diocese.
Os Dias na Diocese (DND) correspondem à semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude e decorrem de 26 a 31 de julho, em 17 dioceses de Portugal. Jovens de todos os cantos do mundo vão poder conhecer a Igreja local, partilhando a sua cultura e as diferentes maneiras de vivenciar a fé com as comunidades de cada região.
Cada diocese é responsável por dinamizar um programa centrado em cinco pilares: Acolhimento, Descoberta, Missão, Cultura e Envio. Tanto para os peregrinos como para as comunidades anfitriãs, esta será uma experiência de partilha, evangelização e missão.
Num vídeo de apelo à inscrição de Famílias de Acolhimento, o bispo do Porto, D. Manuel Linda, relembra que esta é também uma oportunidade para se criarem “relações de empatia que se vão mantendo ao longo da vida”.
Depois dos DND, os jovens partem para Lisboa. De 1 a 6 de agosto são esperados na JMJ Lisboa 2023 mais de um milhão de participantes neste grande encontro internacional de jovens com o Papa Francisco.
LC e RS