
O Centro de Cultura Católica do Porto (CCC), a funcionar na Casa da Torre da Marca, vem dar a conhecer o programa de cursos e atividades formativas para o ano letivo de 2023/2024, na fidelidade à sua missão de ser na Igreja do Porto «um Centro de irradiação da cultura católica, principalmente para o laicado».
Este ano deixa-se inspirar pelo lema «Para uma Igreja pluriministerial», no seguimento do documento da Conferência Episcopal Portuguesa «Ministérios laicais para uma Igreja ministerial» (junho de 2022) e da recente nota pastoral «Ministérios instituídos na Igreja do Porto» (29 de maio de 2023), pela qual D. Manuel Linda, Bispo do Porto, convida «a Igreja diocesana a dar um passo determinado na implementação efetiva dos ministérios laicais instituídos de leitores, acólitos e catequistas» e indica como conveniente formação «os programas da Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos e do Curso Básico de Teologia do nosso Centro de Cultura Católica», em articulação «com o Secretariado Diocesano da Educação Cristã (para a Instituição de Catequistas) e com o Secretariado Diocesano de Liturgia (para os ministérios do Leitorado e do Acolitado)».
O CCC ajustou assim, em diálogo com os referidos Secretariados, as suas propostas formativas já habituais no âmbito teológico-pastoral e da formação para os vários ministérios para corresponder aos desafios da Igreja diocesana no que respeita aos ministérios instituídos, enquanto quer continuar a ser resposta para os leigos que procuram uma fé mais esclarecida e que as comunidades entendem mandar formar para o serviço eclesial (acólitos, leitores, salmistas, organistas, diretores de coro, catequistas…), para as religiosas que desejam aprofundar os seus conhecimentos teológicos no âmbito da sua vida de consagração e para os candidatos ao diaconado permanente no seu percurso formativo para a ordenação.
Como novidade, em resposta também aos reptos diocesanos, refira-se a lecionação parcialmente online do Curso Básico de Teologia, de modo a exigir apenas uma deslocação semanal às instalações do CCC, aos sábados de manhã, quando ocorrem as aulas de tronco comum partilhadas com a Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos. Os cursos desta, pelas exigências da sua componente prática e porque já concentrados apenas ao sábado, funcionarão em modo totalmente presencial.
Como em anos anteriores, procurou-se acrescentar aos planos de estudos habituais alguma novidade, de modo que as pessoas que já concluíram os seus cursos possam encontrar no CCC resposta aos seus desejos de formação. O plano de estudos do Curso Básico de Teologia apresenta uma nova disciplina – Espiritualidade do viver na esperança cristã – que, como todas as restantes, pode ser frequentada isoladamente. Mais novidades se podem esperar dos ciclos temáticos, a divulgar autonomamente, também em relação com o Plano diocesano de pastoral ainda não conhecido no momento desta programação.
Os cursos previstos
Com as referidas adaptações, o CCC mantém em 2023/2024 o Curso Básico de Teologia e os Cursos da Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos.
- Curso Básico de Teologia
O Curso Básico de Teologia, com um plano de estudos distribuído por três anos em regime rotativo, faculta aos alunos uma formação teológico-pastoral de nível médio. As aulas decorrem telematicamente às quintas e sextas-feiras em horário pós-laboral (das 19 às 21 horas) e presencialmente aos sábados de manhã (8.30 às 13 horas).
Em 2023/2024 vão ser lecionadas as seguintes disciplinas pelos professores indicados: Cristologia (Marcos Faria); Mistério de Deus (Emanuel Brandão de Sousa); Espiritualidade do Viver na Esperança Cristã (Alexandre Freire Duarte); Direito Canónico (João Pedro Bizarro); Liturgia II: A Celebração do Mistério Eucarístico (João da Silva Peixoto); Sacramentologia (Maria do Rosário Soveral); História da Igreja II: Tardia Idade Média e Época Moderna (Adélio Fernando Abreu); Sagrada Escritura I: Palavra e Mensagem do Antigo Testamento (Domingos Areais); Teologia Moral II: Moral Pessoal (Maria da Glória Magalhães).
O plano de estudos do Curso Básico de Teologia constitui a parte curricular do Curso Complementar de Formação de Catequistas, incluindo este ainda a formação específica e o acompanhamento da prática catequética, sob orientação do Secretariado Diocesano da Educação Cristã. Destinado a catequistas, este Curso forma também para o ministério instituído de Catequista.
De modo a ir ao encontro do interesse e da disponibilidade dos alunos, para além da inscrição para frequência integral do Curso Básico de Teologia, admite-se também a inscrição por disciplinas.
- Cursos de Ministérios Litúrgicos
Os Cursos de Ministérios Litúrgicos, pensados e desenvolvidos em colaboração com o Secretariado Diocesano de Liturgia, fornecem àqueles que os frequentam as competências necessárias para o exercício dos ministérios e serviços no âmbito da liturgia. No seguimento dos anos anteriores e da reformulação referida, estão previstos os seguintes cursos:
– O Curso de Acólitos, que para o serviço litúrgico do altar e do presidente, na celebração da Eucaristia e nos outros sacramentos e sacramentais, bem como para o ministério instituído de Acólito, que tem como âmbito privilegiado de atuação o culto divino e a educação dos que prestam serviço nas ações litúrgicas, bem como a dedicação aos mais débeis e enfermos. O plano de estudos integra as seguintes disciplinas: Arte e Liturgia; Cerimonial; Eclesiologia; História da Salvação; Liturgia; Movimento e Expressão Corporal; Sacramentologia; Sagrada Escritura; Simbólica Litúrgica.
– O Curso de Leitores, que para o serviço litúrgico da Palavra (leitores, comentadores…), bem como para o ministério instituído de Leitor, que se dedica à leitura da Palavra de Deus na liturgia e à colaboração na organização das atividades de evangelização e catequese. O plano de estudos integra as seguintes disciplinas: Arte de Dizer; Coro de Leitores; Lecionário; Liturgia; Pedagogia e Educação da Fé; Proclamação Litúrgica; Psicologia do Desenvolvimento; Sagrada Escritura.
– O Curso de Música Litúrgica, que forma para o serviço litúrgico de canto e música (organistas, diretores de coro e de assembleia, salmistas, cantores…) e se desdobra no Curso Preparatório, no Curso de Salmistas e no Curso Geral. O Curso Preparatório visa proporcionar aos candidatos as habilitações indispensáveis para poderem frequentar com aproveitamento o Curso Geral e integra as disciplinas de Canto, Coro, Formação Musical e Piano. O plano de estudos do Curso de Salmistas é constituído pelas disciplinas de Arte de Dizer, Canto, Coro, Formação Musical, História da Salvação, Instrumento de Tecla, Liturgia e Proclamação Litúrgica. No Curso Geral são lecionadas as disciplinas de Coro, Direção Coral, História da Música Sacra, História da Salvação, Harmonia, Liturgia e Órgão.
Estes cursos, de duração trienal, são lecionados aos sábados de manhã (leitores e acólitos) e também de tarde (música litúrgica).
Condições de inscrição e frequência
As inscrições nos cursos antes referidos fazem-se até 29 de julho e de 1 a 29 de setembro na secretaria do CCC (Casa da Torre da Marca – Rua D. Manuel II, 286 – 4050-344 PORTO – Tel. 226094639; 960004032 – ccc@diocese-porto.pt; ccc.diocese-porto.pt), de segunda a sexta-feira das 15 às 19 horas e aos sábados das 9 às 13 horas. Durante o mês de agosto a secretaria encontra-se encerrada. Os candidatos ao Curso de Música Litúrgica fazem o teste de admissão a 30 de setembro. As aulas começam a 7 de outubro.
Para se proceder à inscrição, é necessário satisfazer as seguintes condições consoante os cursos:
– Curso Básico de Teologia: 12º ano de escolaridade ou equivalente.
– Cursos de Acólitos e Leitores: 11º ano de escolaridade ou equivalente; apresentação do pároco ou responsável da comunidade.
– Curso de Salmistas: 11º ano de escolaridade ou equivalente; apresentação do pároco ou superior da comunidade; aprovação em teste de aptidões musicais.
– Curso Preparatório de Música: 9º ano de escolaridade ou equivalente; apresentação do pároco ou superior da comunidade; aprovação em teste de aptidões musicais; idade máxima de 26 anos.
– Curso Geral de Música: 11º ano de escolaridade ou equivalente; apresentação do pároco ou responsável da comunidade; aprovação em teste de aptidões musicais; aprovação em teste de admissão em Piano e Formação Musical, de acordo com o programa disponível no CCC; idade máxima de 30 anos.
Relativamente às condições de inscrição, os casos particulares são objeto de consideração em diálogo com os interessados. Os alunos ou as respetivas comunidades contribuem para a sustentação dos cursos mediante o pagamento faseado (três prestações) da taxa de inscrição e frequência.
Para os ministérios instituídos de Acólito, Leitor e Catequistas, veja-se a nota pastoral de D. Manuel Linda intitulada «Ministérios instituídos na Igreja do Porto» de 29 de maio de 2023.
Mais informações em ccc.diocese-porto.pt
(inf: CCC)