JMJ 2023: Acolher jovens no “calor humano” das famílias, apela o bispo do Porto

Foto: Rui Saraiva

Diocese do Porto conta acolher cerca de 23 mil jovens estrangeiros nos “Dias na Diocese” que decorrem de 26 a 31 de julho.

Na quarta-feira 14 de junho, D. Manuel Linda lançou um apelo às famílias da diocese do Porto para disponibilizarem acolhimento com “calor humano” aos jovens que vêm para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

“Vamos receber milhares e milhares de jovens estrangeiros que entre nós vão viver as chamadas pré-jornadas ou a preparação específica para a jornada de Lisboa e nós precisamos de os alojar em casas particulares porque nada supre aquele calor humano que se vai notar entre o que dá acolhimento e aquele que é alojado”, disse D. Manuel Linda em mensagem vídeo.

Na semana antes do grande encontro de Lisboa, esses jovens vão estar nas dioceses de Portugal, a preparar a JMJ. Um tempo que se chama “Dias nas Dioceses” e que decorre de 26 a 31 de julho.

Para a diocese do Porto têm já inscrição completa 14830 jovens estrangeiros e iniciaram processo outros 8358. Um número possível de cerca de 23 mil jovens. Para todos será preciso o melhor acolhimento, sobretudo em famílias.

No seu apelo, o bispo do Porto sublinha que neste tipo de acolhimento “cria-se uma relação de empatia” que fica para a vida.

O prazo limite para a inscrição de famílias de acolhimento termina no domingo 18 de junho.

RS