Quadro clínico do Papa melhora progressivamente

A Sala de Imprensa do Vaticano informou no final da manhã desta sexta-feira que a recuperação de Francisco continua serena, dois dias após a laparotomia da parede abdominal com colocação de próteses.

O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, comunica que:

“O Papa Francisco repousou durante a noite. A equipe médica informa que o quadro clínico está melhorando progressivamente e o decurso pós-operatório é regular. Depois de tomar café da manhã, Sua Santidade começou a mobilizar-se, transcorrendo grande parte da manhã na poltrona. Isso lhe permitiu a leitura dos jornais e a retomada inicial do trabalho.”

Em uma breve nota divulgada na manhã desta sexta-feira, a Sala de Imprensa também havia informado que o Santo Padre havia passado uma noite serena, a segunda após a operação de laparotomia e plástica da parede abdominal com próteses.

Ontem, 8 de junho, o Papa passou um dia de descanso, alimentado com uma dieta de água. “Os parâmetros hemodinâmicos e respiratórios estão estáveis. O pós-operatório é regular”, informou a equipe médica em comunicado divulgado à noite.

A mesma nota – divulgada pela Sala de Imprensa vaticana à noite – informa também que ontem à tarde, Solenidade de Corpus Domini, o Papa recebeu a Eucaristia. E também que havia telefonado para a mãe da criança que ele mesmo batizou durante a segunda internação em março passado, por ocasião de uma visita ao departamento de oncologia pediátrica do Gemelli. Com efeito, a mulher tinha ido à Policlínica para mostrar a sua proximidade ao Pontífice hospitalizado e entregar-lhe um cartaz com votos de uma rápida recuperação. O Papa, “impressionado” com seu carinho, telefonou para agradecê-la.

(inf: Vatican News)