Bispo do Porto exortou jovens e famílias a participarem na JMJ com alegria

Foto: Rui Saraiva

D. Manuel Linda na conclusão da Procissão da Luz na cidade do Porto pediu acolhimento para os jovens estrangeiros que vão preparar a Jornada Mundial da Juventude na diocese do Porto, na semana que antecede o grande encontro de Lisboa. Avisou que no dia 29 de julho haverá uma grande Eucaristia no Parque da Cidade.

Inspirado pela multidão que acompanhou o andor de Nossa Senhora na Procissão da Luz na cidade do Porto, na quarta-feira 31 de maio, D. Manuel Linda apelou à alegria pois “sem alegria a Igreja não entusiasma”, referiu.

O bispo do Porto, nas palavras que dirigiu às largas centenas de fiéis que acompanharam com cânticos e orações a tradicional procissão que encerra o mês de maio, frisou a importância da companhia de Nossa Senhora no caminho dos cristãos. “Sem ela, não sabemos caminhar”, afirmou.

Recordando o lema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, “Maria levantou-se e partiu apressadamente”, que assinala a visita de Maria à sua prima Isabel, D. Manuel Linda sublinhou “o modo alegre” desse encontro.

Uma alegria “que se deve cultivar sempre” nas nossas vidas, salientou D. Manuel Linda exortando jovens e famílias a participarem na JMJ.

O bispo do Porto lembrou os “Dias na Diocese”, atividade que antecede o grande encontro de Lisboa. De 26 a 31 de julho estarão no Porto milhares de jovens de muitos países que serão acolhidos nas paróquias da diocese do Porto. “Precisamos de mais famílias de acolhimento” pediu.

A este propósito, D. Manuel Linda avisou que no âmbito dos “Dias na Diocese”, terá lugar no sábado 29 de julho uma grande Eucaristia no Parque da Cidade do Porto. “Convido os jovens e também os adultos”, disse D. Manuel Linda.

No final da sua intervenção, o bispo do Porto lembrou as ordenações em julho de dois novos bispos auxiliares do Porto e de cinco novos sacerdotes. Todos “bons motivos de alegria” para a diocese, concluiu D. Manuel Linda.

RS