Movimentos laicais da Diocese preparam encontro em setembro

Foto: João Lopes Cardoso

Na sequência da Nota informativa publicada no número anterior,

a presentamos agora um desenvolvimento da análise realizada

 e das propostas concretas para a realização

da Assembleia de  23 de setembro.

Realizou-se na Casa de Vilar, no sábado 20 de maio, um encontro de preparação para a Assembleia Geral, programada para o sábado 23 de setembro de 2023, no Seminário do Bom Pastor, em Ermesinde. Este encontro preparatório foi conduzido pelo Padre Amaro Gonçalo, que, a pedido do Bispo do Porto, orienta a elaboração desse evento.

Deste encontro de 23 de maio de 2023, destacam-se as seguintes informações a reter:

Estiveram presentes representantes de 23 Associações, Movimentos e Obras da Diocese. A lista do anuário inclui 57, das quais algumas seguramente estarão inativas. Haverá um novo contacto pessoal, para tentar apurar o que se passa com estas Associações, Movimentos e Obras, cujos representantes nunca participam nesta Assembleia e de quem se desconhece o âmbito da missão.

O Padre Amaro Gonçalo deu a conhecer que, até à data, tinha recebido 25 respostas ao pedido enviado de uma breve descrição por parte de cada Associação, Movimento ou Obras da sua história, do seu carisma, da sua ação pastoral, da sua implantação na Diocese, da avaliação das suas Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, contactos, logótipos, etc. Agradeceu a colaboração e tudo fará, para que no verão, fique pronto um e-book com uma apresentação sumária das Associações, Movimentos e Obras da Diocese.

No decurso deste encontro, o Padre Amaro Gonçalo apresentou, em linhas gerais, a 2.ª versão do texto-base para o Plano Diocesano de Pastoral, que fora enviado previamente aos representantes das Associações, Movimentos e Obras da Diocese. Os participantes deram o seu contributo para a elaboração do Plano Diocesano de Pastoral  (PDP) para 2023-2024, com estas observações:

– O agrado pela proposta e pelo pedido de opinião e de colaboração de todos;

– a oportunidade do lema e dos objetivos pastorais delineados, pedindo que se reforçasse ainda mais a ideia da alegria, como fruto do Espírito Santo;

– a necessidade de uma maior insistência no papel dos jovens, protagonistas da mudança;

– a inclusão no capítulo das ações pastorais do PDP 2023-2024 da implementação dos Itinerários Catecumenais e de preparação para o Matrimónio;

– a insistência na necessidade de personalização da fé;

– o papel dos Movimentos (que não estão «territorializados» e trabalham com pessoas de várias proveniências) como facilitadores e promotores da constituição de unidades pastorais;

– a necessidade de redefinir o campo de missão dos Secretariados Diocesanos, tendo em conta as novas realidades e as novas emergências (por exemplar, SDL (Serviço Diocesano de Liturgia) poderia ser também, à imagem da Comissão Episcopal, um Secretariado Diocesano da Liturgia e da Espiritualidade; deste modo podia colaborar com os Movimentos mais ligados a esta dimensão da Espiritualidade, da oração etc);

– a inclusão nas ações pastorais do uso dos Cadernos do Concílio (no âmbito do ano preparatório do Jubileu de 2025 – sugestão enviada a posteriori por email.

Outros contributos para melhoria do PDP podem ser remetidos via email, para o Padre Amaro Gonçalo, no prazo de 15 dias.

Num outro momento, a Assembleia discutiu a realização da Encontro – (A)Mostra – Convívio, onde cada Associação, Movimento e Obra terá o seu painel, expositor, mesa… de divulgação do carisma e atividade pastoral, a realizar em 23 de setembro de 2023, no Seminário do Bom Pastor. Até ao dia 30 de junho cada representante dará pormenores do que quer expor, da ação que quer realizar (canto, dança, conto, teatro, vídeo, testemunho etc.).

Para a operacionalização deste evento, foram escolhidos alguns dos presentes: Maria Leopoldina (Movimento Cristão de Reformados), Mónica (Caritas), Armando Rodrigues (Cursilhos de Cristandade), Rosário (Conf. Vicentina), Conceição (Obra do Pe. Grilo).

As Equipas dos Secretariados Diocesanos serão convidadas a participar na iniciativa de 23 de setembro, para poderem compreender os recursos humanos e pastorais que podem colaborar no plano pastoral e no âmbito de cada um dos Secretariados.

O encontro conclui com a oração e um renovado ânimo de maior integração e participação na vida pastoral da nossa Diocese.

(Inf. P.  Amaro Gonçalo)