
O Presidente turco, reeleito para um mandato de cinco anos, conseguiu 52% dos votos, enquanto o seu adversário, Kemal Kiliçdaroglu, teve 47%
Recep Tayyip Erdogan é oficialmente reeleito Presidente da Turquia, onde há 20 anos se mantém à frente do poder. A vitória é confirmada pelo Conselho Eleitoral, que dá conta que os resultados finais dão 52% dos votos para Erdogan , enquanto o seu adversário, Kemal Kiliçdaroglu, conseguiu 47%.
Através da sua conta oficial do Twitter, o Presidente turco reagiu à vitória, incentivando ao começo “do século da Turquia”.
No primeiro discurso, já reeleito Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan falou para uma enorme multidão, que o aguardava junto ao palácio presidencial, na capital Ancara.
“Como podemos não amar esta nação?”, questionou junto das mais de 300 mil pessoas que o ouviam.
Depois de adotar o lema “o século da Turquia” para a sua reeleição, também partilhado nas redes sociais, Erdogan anunciou perante os cidadãos turcos, que “se Deus quiser, continuaremos a construir e rejuvenescer o ‘século da Turquia’ juntos”. “Não somos os únicos vencedores.
Sobre a prioridade para o mandato de cinco anos, destacou a recuperação da Turquia depois dos sismos que assolaram o país no início de fevereiro e que mataram mais de 50 mil pessoas.
“Os nossos corações e mãos continuarão na região do terremoto”, disse Erdogan, que promete que irão “trabalhar dia e noite” para reconstruir o país.
Já sobre o tema da inflação, central nestas eleições presidenciais, Erdogan afirma que é a questão “mais urgente dos próximos dias”, necessária “para eliminar os problemas decorrentes dos aumentos de preços causados pela inflação e compensar as perdas de bem-estar”.
Num país “atingido” pelo grande aumento de preços, depois de a taxa de inflação ter atingido 85,5% em outubro, antes de baixar para quase 50% em março deste ano, o Presidente Turco garante que a inflação “vai cair”.
(inf: Rádio Reanscença)