Santa Sé confirma visita do Papa a Portugal para a JMJ

Foto: Vatican News

Francisco estará em Portugal de 2 a 6 de agosto. Visitará Fátima no sábado dia 5. 

A Fundação JMJ Lisboa 2023 informa “com muita alegria a notícia da oficialização, pela Santa Sé, da visita do Papa Francisco a Portugal”.

“A chegada de Sua Santidade a Lisboa está prevista para o dia 2 de agosto e o seu regresso a Roma ocorrerá a dia 6 de agosto. Por vontade expressa do Papa Francisco, no programa oficial da visita constará ainda uma deslocação a Fátima, que decorrerá a 5 de agosto” – refere a Fundação JMJ Lisboa 2023.

A este propósito o Bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas e o Reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas acolhem “com alegria” o regresso do Papa Francisco à Cova da Iria a 5 de agosto, no âmbito da sua deslocação a Portugal, para participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa.

“Temos a alegria de vos comunicar que teremos o Papa entre nós aqui em Fátima a 5 de agosto. Como me disse pessoalmente vem para rezar à Senhora de Fátima. Disse-me, aliás, que já é tradição que numa Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Santo Padre vá rezar num santuário dedicado a Nossa Senhora, que seja particularmente simbólico para o lugar onde se realizam as jornadas”, afirma o bispo da diocese de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, numa declaração em vídeo à Sala de Imprensa do Santuário.

Por sua vez a Conferência Episcopal Portuguesa afirma em comunicado desejar “que a presença do Papa Francisco” em Portugal “que inclui uma significativa peregrinação ao Santuário de Fátima, seja um forte momento de renovação e graça para a Igreja em Portugal, especialmente para os jovens, chamados por Cristo Vivo a serem autênticos evangelizadores numa Igreja sinodal e sempre em missão”.

Esta é a segunda deslocação do Papa Francisco a Portugal, depois de, em 2017 ter presidido às celebrações do 13 de maio, no Santuário de Fátima.  Essa visita ficou marcada pela canonização oficial dos dois pastorinhos, Jacinta e Francisco Marto.

Visitas dos Papas a Portugal

A visita de quatro dias do Papa Francisco a Portugal constitui a mais longa estada alguma vez realizada por um Sumo Pontífice ao nosso País.

Em 1967, a visita do Papa Paulo VI a Portugal não demorou mais de 12 horas.

O Papa João Paulo II visitou por três vezes Portugal, nos anos de 1982, 1991 e 2000, cumprindo sempre uma passagem por Fátima, mas nunca ultrapassando o limite dos três dias de presença no País.

O Papa Bento XVI, que visitou Portugal em 2010 para assinalar o décimo aniversário da beatificação dos pastorinhos de Fátima, esteve três dias em Portugal visitando Lisboa, Fátima e Porto.

RS