JMJ 2023: Coro da Missa dos “Dias na Diocese” do Porto poderá ter 400 vozes

Ensaios do Coro já começaram e prometem entusiasmar. Nos dias 2 e 16 de junho serão nas 4 regiões pastorais da diocese e a 30 de junho terá lugar um ensaio geral em Paredes. No dia 29 de julho, na Eucaristia, este grande Coro será acompanhado pela Banda do Exército.

Na sexta-feira 19 de maio começaram na diocese do Porto os ensaios da animação litúrgica da Missa de sábado 29 de julho incluída nas atividades da semana de preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Nesse mesmo dia houve 4 ensaios em simultâneo nas 4 regiões pastorais. Voz Portucalense acompanhou os cantores do Grande Porto que ensaiaram sob a direção do maestro Filipe Veríssimo.

Alegres e sorridentes, os cantores foram chegando à Igreja da Lapa, trazendo consigo o gosto pela música e a motivação de participarem nos Dias na Diocese da JMJ.

“Um ensaio para entusiasmar”, disse o organista, professor e Mestre Capela da Igreja da Lapa, assinalando que os vários momentos de ensaio previstos visam “um trabalho de equipa”.

Filipe Veríssimo salienta ser a JMJ uma “oportunidade única” e informa que a Missa dos Dias na Diocese do Porto poderá juntar cerca de 400 vozes. “A música litúrgica tem o objetivo de envolver as pessoas”, sublinhou o maestro frisando a “energia” e a “vivacidade” que um tão grande coro poderá proporcionar.

Banda do Exército acompanha Coro

A acompanhar este grande coro da diocese do Porto na Missa de dia 29 de julho, estará a Banda do Exército do Destacamento do Porto. A direção está entregue ao capitão Artur Cardoso.

Este Coro da diocese do Porto ultrapassará em número aquele que acolheu o Papa Bento XVI na Missa que o Santo Padre presidiu na Avenida dos Aliados a 14 de maio de 2010.

A organização desta Eucaristia está a cargo do Serviço Diocesano de Música Litúrgica e do Comité Organizador Diocesano (COD) do Porto da JMJ 2023.

Os próximos ensaios decorrerão nos dias 2 e 16 de junho, em simultâneo, nas 4 regiões pastorais: no Convento de Avessadas, Marco de Canaveses; no Convento de S. José, Santo Tirso; na Igreja da Lapa, no Porto e no Centro Pastoral de S. João da Madeira.

No dia 30 de junho vai haver um ensaio com todas as vozes em Castelões de Cepeda, Paredes. Na véspera da celebração, já no local haverá um ensaio geral com a presença da Banda do Exército.

Os “Dias nas Dioceses” decorrem de 26 a 31 de julho em 17 dioceses portuguesas preparando o grande encontro de Lisboa que será de 1 a 6 de agosto.

É possível ainda proceder à inscrição no Coro em sdlporto.pt