D. Vitorino Soares esteve em visita pastoral na zona sul da diocese do Porto
O bispo auxiliar do Porto, D. Vitorino Soares, responsável pela zona sul da nossa diocese, esteve em visita pastoral, durante a primeira semana de Maio, às paróquias de S.ª Eulália de Chave, Divino Salvador de Carregosa e S. João Baptista de Vila Cova de Perrinho, na vigararia de Arouca – Vale de Cambra, confiadas ao P. José Joaquim Ribeiro. A presença do prelado nestas paróquias constituiu, como escreveu este sacerdote no mensário da paróquia de Carregosa, ‘Palavras do Acaso’, uma “dose de reforço de pertença e de esperança”.
Durante seis dias, D. Vitorino Soares tomou conhecimento da realidade das três paróquias, tendo contactado com as diferentes escolas, associações, empresas, poder local, crianças da catequese, jovens, tendo visitado também doentes, bem como as capelas. O bispo veio “conhecer a realidade espiritual mas também material destas gentes, conhecer como vivem, como sentem e como realizam a sua fé no dia-a-dia”, salientou o P. José Joaquim Ribeiro
Por outro lado, numa espécie de assembleias paroquiais, o prelado esteve presente em encontros pastorais, tomando conhecimento das dinâmicas dos diferentes sectores – profético, litúrgico, sócio-caritativo e comunitário, – bem como dos constrangimentos com que se debatem. Já na noite de sexta-feira, D. Vitorino Soares assistiu a um concerto comemorativo do 10.º aniversário da instalação do órgão de tubos na igreja de Carregosa, durante o qual o organista Samuel Pinto interpretou obras de J. S Bach e J. Renner e fez uma improvisação sobre um cântico para o tempo pascal. Na noite de sábado, na igreja de Chave, presidiu à oração de Taizé.
Todos os dias, ao final da tarde, excepto no sábado, D. Vitorino Soares presidiu nas diferentes paróquias à celebração da Eucaristia, “um momento de paragem na visita pastoral para estarmos com Jesus, para nos alimentarmos e refrescarmos a nossa fé”, salientou.
No domingo, último dia da visita pastoral, dia da Mãe, D. Vitorino Soares despediu-se desta porção do povo de Deus nas eucaristias celebradas em cada uma das três paróquias. Foram eucaristias de acção de graças pela presença de D. Vitorino Soares no seio das três comunidades, “sobretudo pelo que a sua presença nos trouxe, pois reconhecemos na sua presença a de Cristo bom Pastor que conduz a humanidade”, referiu o P. José Joaquim Ribeiro.
Já o prelado realçou que a missão de uma visita pastoral passa pelo aproximar do bispo, enquanto “sucessor dos Apóstolos e como imitador do bom Pastor, do seu rebanho, das pessoas, para as conhecer, fortalecer, acarinhar e, sobretudo, ema colaboração com o pároco, conduzi-las”. Lembrou que apesar de distantes fisicamente, “fazemos parte de um único rebanho, estamos unidos e vinculados por um mesmo Espírito, o Baptismo”.
D. Vitorino Soares reforçou esta ideia, vincando que a visita pastoral caminha no sentido de ajudar a fortalecer a comunidade, a animá-la, ajudando-a a escutar o que o Espírito de Jesus pretende para ela, pois é nessa escuta que vamos descobrindo os passos que temos de dar, a nossa humanidade. Em conjunto centramo-nos e voltamo-nos para o bom Pastor”. Por isso, fez votos que no final da visita pastoral “estejamos mais próximos de Jesus, encurtando distâncias a nível pessoal e comunitário, pois é assim que nos renovamos, que nos transformamos e que o Espírito Santo faz de nós pessoas novas, filhos de Deus. Que esta Eucaristia seja para todos fonte de vida, graça e comunhão, para que nesta marca da visita pastoral fiquemos assinalados interiormente, envolvendo-nos nesta descoberta permanente da nossa filiação divina e da nossa fraternidade unida”.
Já no final da eucaristia e depois de ser agraciado com uma lembrança, D. Vitorino Soares, evocando a figura do bom Pastor que ilustra a pagela da visita pastoral, uma pintura de Avelino Leite, onde no lugar do coração aparece uma ovelha que a todos acolhe, fez votos que Ele “nos oriente, fortaleça e nos dê a graça de nos acompanharmos uns aos outros. Que Ele nos congregue, conduza, alimente e nos leve para a pátria definitiva”, concluiu.
A última visita pastoral à paróquia do Divino Salvador de Carregosa aconteceu em Outubro de 2010, por D. João Lavrador, actual bispo de Viana do Castelo, sendo pároco o P. Artur Pinto.
(inf: António Rebelo)