
No passado dia 1 de abril, o Grupo Coral de S. Martinho de Barca, da paróquia de Barca, na Maia, celebrou o seu 50º aniversário.
O Grupo teve a sua origem na carolice e aventura de uns quantos jovens que, em 1973, se desafiaram a unir-se com o propósito de passar a animar as celebrações litúrgicas na Paróquia.
Ao longo dos anos, participaram em muitas atividades, das quais sobressaem algumas externas como Concertos, Casamentos, Bodas de Ouro ou de Prata, várias Celebrações Eucarísticas, sendo a mais especial na nossa Sé do Porto, onde presidiu o saudoso D. António Francisco dos Santos.
Também na Paróquia têm estado sempre disponíveis e presentes para colaborar nas Celebrações realizadas, e que ao longo destes 50 anos foram muitas, entre festividades e celebrações ordinárias.
Para assinalar a data, foi elaborado um programa simbólico de celebrações que teve início no dia 1 com a animação da missa da catequese, seguida de uma singela romagem ao cemitério onde foram recordados e homenageados os membros entretanto falecidos.
De seguida, houve um lanche convívio com a presença dos membros fundadores que aceitaram o convite que lhes foi endereçado, e onde recordaram os primeiros passos e músicas tocadas no início do grupo.
Posteriormente foi solenizada a missa vespertina, tendo o Conselho Pastoral e o pároco António Nuno Vieira Soares manifestado a sua gratidão por toda a colaboração e empenho do Grupo Coral nas atividades paroquiais.
Finalmente, ocorreu um jantar convívio com a presença dos cônjuges, tendo sido feita a entrega de placas comemorativas aos membros atuais.
Estão previstas outras atividades comemorativas durante o presente, estando o seu término programado para abril de 2024 com um concerto de coros.
Que estes 50 anos se repitam por muitos mais.
MF