Escuteiros da Região do Porto celebram o Dia de S. Jorge

No passado dia 23 de abril, a Quinta da Lavandeira em Vila Nova de Gaia recebeu cerca de 3500 escuteiros dos 123 Agrupamentos que compõe a Região do Porto, para juntos celebrarem o Dia de S. Jorge, Patrono Mundial do Escutismo.

Este encontro contou com a colaboração da Câmara Municipal de Gaia e com a especial presença do Senhor Bispo D. Manuel Linda, que presidiu a eucaristia de abertura da atividade acompanhado pelo Assistente Regional, o Padre Renato Poças.

S. Jorge está tipicamente associado à narrativa do cavaleiro que mata um dragão para salvar Cleolinda, a filha do Rei e esta história é tantas vezes transformada para criar um cenário de aventuras, onde o bem triunfa sobre o mal. Este ano o herói da atividade foi Hiccup, um jovem inteligente, astuto e aventureiro que tudo o que mais queria era tornar-se num herói viking e deixar o seu pai orgulhoso. Para isso, teria de enfrentar os temíveis dragões que sobrevoavam a ilha de Berk. Hiccup era diferente, tinha um coração puro e toda a mística em volta dos dragões o fascinava. Não se identificava nada com a tradição da tribo dos heroicos vikings exterminadores de dragões. Percebe então que dragões e humanos podem formar uma aliança de unidade e desafia a sua tribo a ver o mundo de uma nova perspetiva. A sua vida muda quando ele ajuda um dragão e este lhe mostra toda a verdade.

A mensagem que se pretendeu passar é que mesmo nas situações mais adversas e em que somos desafiados a prestar provas, devemos ser compreensivos e tolerantes, olhando o que nos rodeia com um pouco mais de empatia e compaixão.

E foi assim que através de jogos, desafios e aventuras os nossos jovens celebraram este dia tão especial para todos os escuteiros que se torna também num dia de reencontros e assinala o início das comemorações dos 100 ano da Região do Porto.

(inf: Junta Regional do Porto – Corpo Nacional de Escutas)