Para o evento “Dias nas Dioceses”, de 26 a 31 de julho, as famílias da diocese do Porto estão a aderir em força ao movimento de acolhimento de jovens peregrinos. São precisas ainda mais famílias para a semana que prepara a grande Jornada de agosto em Lisboa e a data limite para inscrição é 15 de maio.
Na diocese do Porto decorrem em bom ritmo as inscrições de famílias de acolhimento para os “Dias nas Dioceses”, iniciativa que tem lugar na semana antes da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa.
Este evento é promovido pelas dioceses de Portugal de 26 a 31 de julho e é o encontro que antecede a JMJ de Lisboa. Consiste na integração dos jovens vindos de todo o mundo nas comunidades paroquiais das várias dioceses do país.
“Os ‘Dias nas Dioceses’ são como um caminho de preparação para os peregrinos e a comunidade anfitriã para a vivência dos dias da Jornada”, pode-se ler no site oficial da JMJ Lisboa 2023. Decorrem em 17 dioceses de Portugal continental e ilhas: Algarve, Angra, Aveiro, Beja, Braga, Bragança-Miranda, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
No momento em que escrevemos este texto são já 734 as famílias da diocese do Porto inscritas para acolher os jovens peregrinos. Como revelou Marta Esteves, do Comité Organizador Diocesano (COD) do Porto, em recente entrevista à Agência Lusa, o número de famílias voluntárias tem vindo a aumentar “muito rapidamente”, mas são “precisas muitas mais”.
“Queremos muito que os peregrinos tenham a experiência de estar em família e que as famílias tenham a experiência de acolher peregrinos, por isso, a nossa aposta é nas famílias de acolhimento”, disse.
Os requisitos para ser família de acolhimento passam por ter dois metros quadrados de chão para o peregrino estender o saco cama e local para higiene pessoal, dar duas refeições por dia (pequeno-almoço e jantar) e, se possível, disponibilidade para levar o peregrino pela manhã à paróquia onde decorre a atividade do dia, especificou.
São necessárias muitas famílias porque a diocese do Porto tem a expectativa de acolher dezenas de milhares de jovens peregrinos internacionais. Atualmente, a diocese do Porto já tem 10 mil jovens inscritos e mais de 20 mil já iniciaram o processo de inscrição, salientou ainda Marta Esteves à Agência Lusa.
Estes jovens vêm de países tão diferentes como a Indonésia, o Japão, a Alemanha, a Itália, a França, a Polónia, o Reino Unido, o Brasil, a Colômbia e a Argentina. Chegou também um contacto dos Estados Unidos da Américo para acolher peregrinos.
A data limite para as famílias se inscreverem é 15 de maio. Se não houver famílias suficientes será necessário arranjar espaços públicos para acolher os jovens, desde escolas a centros sociais ou paroquiais, explicou Marta Esteves.
A JMJ 2023 decorrerá em Lisboa de 1 a 6 de agosto. Nasceram da iniciativa do Papa S. João Paulo II. A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, tendo já passado por Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).
RS