
No dia 14 de abril de 2023, ocorreu na paróquia berço da Diocese do Porto (Meinedo – Lousada), o 1º Encontro “CASAIS NOVOS”, dirigido a todos os casais que celebraram o seu matrimónio nos últimos 10 anos, nas paróquias de Meinedo, Caíde de Rei e Lodares.
Este encontro interparoquial foi dinamizado pelas equipas da Pastoral da Família das três paróquias, com a coordenação do pároco, Padre André Soares e do Diácono Estagiário, Filipe Santos. Do universo de 29, 51 e 96 matrimónios celebrados em Lodares, Caíde de Rei e Meinedo respetivamente… participaram nesta 1ª reunião, 22 casais.
Este encontro teve como principais objetivos: 1) a reflexão em casal; 2) a partilha de experiências e vivência matrimonial; 3) a ajuda aos casais a fortalecerem a sua união através de um relacionamento mais profundo com Deus. Teve ainda, como base, um guião próprio desenvolvido para a ocasião que permitiu aprofundar vários temas, tais como: “UMA COMUNIDADE DE AMOR”- diálogo – uma aprendizagem constante, características do diálogo eficaz; “NOVAS SITUAÇÕES, NOVAS EXIGÊNCIAS”- Gestão de crises; “AMOR AO LOGO DA VIDA”- Pistas para um casamento duradouro – Etapas na vida do casal.
A dinâmica escolhida incluiu meios audiovisuais como ponto de partida e posteriormente a partilha aberta dos casais aos temas apresentados onde cada casal pode fazer a sua partilha.
Em resumo, o encontro foi muito enriquecedor. Os casais participantes indicaram que o carácter duradouro do casamento se deve ao diálogo, paciência, renúncia, aos filhos, elogio mútuo, no respeito às diferenças, no cuidado pelo bem-estar e na segurança e proteção entre os membros da família.
O amor conjugal, que não é estático, mas construído e ajustado conforme cada etapa na vida do casal, está baseado na verdade e sinceridade na convivência cotidiana, na fidelidade e compromisso assumidos como projeto comum, o “NÓS”.
(inf: Pastoral Famíliar interparoquial- Meinedo, Caíde de Rei e Lodares)