Paulinas: Livraria no Porto está aberta há 68 anos

Tiago Alberione fundou a 15 de junho de 1915 as Filhas de São Paulo (Paulinas) porque acreditava no que o rosto feminino poderia oferecer à Igreja e ao mundo através da pastoral da boa imprensa.

A missão confiada pelo beato Tiago Alberione não se confina às paredes de uma livraria. Temos na Igreja a missão de fazer despertar nas pessoas a semente do Evangelho, da Boa-Nova de Jesus, por meio da reflexão, da animação e da interação com as comunidades que nos convidam para animar “Semanas Bíblicas” e depois ajudar os grupos bíblicos que daí surgem a caminhar e a aproximarem-se mais da Palavra de Deus.

Há 68 anos abriamos a primeira livraria em Portugal, aqui mesmo no Porto, no mesmíssimo local onde nos encontramos ainda hoje (na Rua de Cedofeita, 355).

De um pequeno balcão e um espaço bastante exíguo construímos as estruturas que hoje temos ao dispôr de quem nos procura. Gerações de seminaristas, sacerdotes, bispos, leigos, catequistas, famílias, crentes e não crentes contam a nossa história ao longo dos tempos, pois as amizades foram solidificando e criando raízes, daquelas que nem o vento, nem o sol forte, nem a chuva podem arrancar pois alimentam-se dos verdadeiros valores que radicam do Evangelho.

Tudo foi possível graças à intervenção da Venerável Sílvia Cardoso junto de D. António Ferreira Gomes. O então Bispo do Porto, temia pela sobrevivência das irmãs; acreditava que o apostolado proposto pelas irmãs não iria dar fruto numa zona em que a taxa de analfabetismo era altíssima. A venerável Sílvia Cardoso estaria para celebrar o seu aniversário e o Bispo do Porto perguntou o que gostaria de receber como presente de aniversário… A nossa presença em Portugal e no Porto foi um presente de aniversário que D. António Ferreira Gomes concedeu à Sílvia Cardoso.

A 3 de março de 1955 D. António Ferreira Gomes inaugurava a nossa livraria com a presença de uma delegação do governo geral da congregação.

Passados estes 68 anos queremos continuar a ser uma editora Católica ao serviço do Evangelho e da pessoa humana, contribuindo para o crescimento integral da pessoa, preparando homens e mulheres não apenas para viver apaixonadamente o agora, mas também para inspirar com sabedoria o futuro. Ser uma voz profética que se coloca à escuta dos sinais do Espírito no tempo e propõe caminhos evangélicos, através da publicação de livros, Dvd’s, imagens e atividades promocionais.

Gostamos de festejar e celebrar os acontecimentos importantes da nossa vida com os amigos!

A SEMANA PAULINAS, que se celebra há já muitos anos, nasceu exatamente para dizer que por detrás da nossa vida e atividade missionária, existiu um padre que no início do século passado se preocupou em levar a Boa Nova do Evangelho a um maior número de pessoas.

Para isso, fundou várias congregações de homens e mulheres que dedicam toda a sua vida a escrever, publicar e difundir livros para que essa Boa Notícia chegue a todos.

Como ele foi reconhecido pela Igreja como Beato e a sua beatificação ocorreu a 27 de abril de 2003, escolhemos esta data para festejar convosco.

Assim, de 26 de abril a 5 de maio, as Paulinas estão em festa, oferecendo-vos várias propostas e com um desconto maior nas vossas aquisições.

(inf: Paulinas Editora)