Agenda cultural de Páscoa na Torre e Igreja dos Clérigos

Foto: João Lopes Cardoso

Exposição de desenhos “Purga”, de Agostinho Santos, com curadoria de Valter Hugo Mãe, abre programa dedicado ao período da Páscoa, cuja celebração levará à Igreja, a 8 de abril, um concerto denominado “A Morte e A Ressurreição”. Igreja e Torre dos Clérigos recebem ainda de volta o espetáculo de videomapping “Spiritus” e a iniciativa “Clérigos by Night”, com subidas entre as 19h e as 23h ao mais imponente miradouro do Porto.

A Irmandade dos Clérigos está a lançar o seu ciclo de eventos ligados ao período da Semana Santa, com iniciativas no Porto e em Santiago de Compostela, cidade da Galiza onde levará a exposição espólio deste icónico monumento português. Um dos momentos altos será o concerto de órgão de turbos na Igreja, na véspera do domingo de Páscoa.

Em “Purga”, exposição de desenhos de Agostinho Santos, exalta-se a limpeza ­espiritual associada à Páscoa, numa purificação ligada ao ciclo de morte e ressurreição. Com curadoria de Valter Hugo Mãe, “Purga” estará patente de 26 de março (dia em que se fará a inauguração, às 17h00, com presença do autor e do curador) a 30 de abril.

Logo na segunda-feira, primeiro dia da Semana Santa, a monumental obra arquitetónica de Nicolau Nasoni viaja até Santiago de Compostela. A exposição “Clérigos fora de Portas” será exposta na loja do Turismo do Porto e Norte de Portugal, dando a conhecer o património dos Clérigos, incluindo peças de arte sacra e desenhos de Sónia Teles Silva e coincidindo com a altura em que a cidade do Porto é invadida por ‘nuestros hermanos’. Com traços desta arquiteta, os desenhos, elaborados entre 2015 e 2018, mostram os Clérigos numa outra perspetiva.

No mesmo período, os visitantes dos Clérigos poderão desfrutar da iniciativa “Clérigos by Night”. De 31 de março a 16 de abril, prolonga-se, até às 23h00, o horário das subidas à Torre. Em slots de meia-hora, a partir das 19h, abre-se a vista noturna no mais imponente miradouro da cidade do Porto, das margens do Douro e deste rio até à Foz.

Em paralelo, prosseguem os momentos culturais de homenagem a Nicolau Nasoni, autor da monumental arquitetura do Complexo dos Clérigos, falecido há 250 anos.

Na agenda comemorativa dos 250 anos da morte daquele que ficou conhecido por “Arquiteto do Porto”, Nicolau Nasoni, estão incluídos vários passeios, guiados pelo historiador e arqueólogo Joel Cleto, estudioso de Nasoni e do período barroco em que este desenvolveu a sua obra. A primeira visita ocorre já no dia 8 de abril, e contempla um percurso em autocarro com visitas programadas para a Casa de Ramalde, a Quinta de S. Gens, Quinta dos Bispos, Casa do Corim, a Igreja de Santiago de Bougado na Trofa e a Quinta dos Cónegos.

Mais informações e reservas em: http://www.torredosclerigos.pt/

(inf: Irmandade dos Clérigos)