Voz Portucalense divulga aqui o texto na íntegra.
Nota Informativa
Sendo as vítimas e o seu sofrimento a prioridade da Igreja e desta Diocese do Porto, fiel ao princípio da tolerância zero perante os abusos sexuais de menores, no passado dia 10 de março, o Bispo do Porto entregou à Procuradoria Geral da República a lista dos eventuais abusadores, tal como a recebeu da Comissão Independente.
Ao mesmo tempo, recolheu todos os elementos disponíveis sobre cada um dos nomes lá constantes. Reuniu com cada um deles e procedeu à realização de um “inquérito preliminar”.
A 23 de março, o Bispo do Porto entregou pessoalmente no Dicastério para a Doutrina da Fé – entidade juridicamente competente para tratar os casos de abusos sexuais de menores- toda a documentação.
O Dicastério informou que, após análise mais detalhada, transmitirá ao Bispo do Porto as orientações que considerar oportunas.
A Diocese do Porto reitera que fará o que estiver ao seu alcance para dar prioridade às vítimas e para que seja erradicado este trágico fenómeno dos abusos. Ao mesmo tempo, procurará acompanhar todos os envolvidos, como tem feito até aqui.
Porto, 24 de março de 2023