Foi com esta expressão que o bispo do Porto motivou à participação no Centro In Manus Tuas (CIMT) que reabriu oficialmente num novo espaço na Torre da Igreja de Vilar. Um espaço cristão aberto ao mundo numa dinâmica renovada da pastoral universitária diocesana do Porto.
“Uma casa de cultura e espiritualidade cristã para universitários”, foi com esta missão pastoral que, em 2016, D. António Francisco dos Santos fundou o centro universitário diocesano do Porto.
“In manus tuas”, lema episcopal daquele que foi bispo do Porto entre 2014 e 2017, é a frase motivadora que dá inspiração ao centro universitário da diocese do Porto, no novo espaço da pastoral universitária que agora abriu portas, oficialmente, na Torre da Igreja de Vilar, bem junto à Casa Diocesana.
Entre salas de estudo, a presença eucarística na capela e zonas de convívio, refeição e debate, o novo endereço do Centro “In Manus Tuas” (CIMT) deverá ser “um centro para acolher todos”, como referiu o bispo do Porto na missa celebrada no dia da inauguração oficial, na passada quarta-feira, 15 de março.
Na feliz coincidência desse dia, em que celebrava o quinto aniversário da sua nomeação para a diocese do Porto, D. Manuel Linda motivou os jovens universitários, que enchiam por completo a Igreja de Vilar, a disponibilizarem-se para o serviço por amor. “A lei na nossa relação com o divino é o amor”, disse o bispo do Porto na sua homilia.
Uma renovada equipa de animação
A reabertura do CIMT foi um momento de festa e alegria que acolheu cerca de uma centena de fiéis, entre jovens universitários, alguns seus familiares e vários sacerdotes, num programa que teve início com a Eucaristia e que se prolongou num jantar e serão de convívio. Uma festa preparada pela renovada equipa de animação do CIMT, na responsabilidade do diretor padre José Pedro Azevedo e do diretor adjunto, José Miguel Veiga.
Maria e João, nas personagens de “Márcia Telles da Providência” e “António Calado da Costa” foram os rostos em destaque num serão universitário de muito humor, alegria e partilha. “CIMT News” foi o divertido “programa televisivo de informação”, com direito a genérico de abertura e a ligação à reportagem de “enviados especiais”. Um noticiário no qual esta dupla de apresentadores fez vibrar a audiência numa das salas do CIMT.
Grande momento do alinhamento do programa foi uma animada entrevista ao bispo do Porto. Nela D. Manuel Linda recordou o início da sua vocação, alguns momentos especiais da sua vida de sacerdote e assinalou a sua expectativa para o novo espaço universitário da diocese.
O CIMT é um espaço cristão aberto ao mundo. A sua abertura na Torre da Igreja de Vilar permite recordar a história daquele edifício, que foi Seminário no passado. Assinala também o presente ao conviver, paredes meias, com a Casa Diocesana. Abre portas para o futuro ao situar-se na centralidade da relação com uma cidade cada vez mais universitária e plena de mobilidade, que em breve terá uma estação de metro na proximidade do CIMT.
A bênção das pastas dos estudantes será no próximo domingo 7 de maio e toda a estrutura da pastoral universitária do Porto está já fortemente empenhada na sua organização.
RS