Paço do Bispo participa na celebração dos Centros Históricos

Foto: João Lopes Cardoso

O Dia Nacional dos Centros Históricos (DNCH) assinala-se, oficialmente, a 28 de março. No Porto, a celebração é antecipada para sábado dia 25 num roteiro de atividades no qual participa o Paço do Bispo.

Será por antecipação que a cidade do Porto celebrará o Dia Nacional dos Centros Históricos com visitas guiadas, exposições, workshops, música, teatro, dança, oficinas. Uma data que se oficialmente é assinalada no dia 28 de março, mas que na cidade invicta vai encher de animação a cidade invicta no dia 25 de março.

Classificado como Património Mundial pela Unesco desde 1996, o Centro Histórico do Porto estará em festa com atividades que começam às 9 horas e decorrem até ao final do dia, segundo informa o portal de notícias do Porto. Até às 19 horas, museus, monumentos, igrejas e outras instituições vão abrir as portas ao público, estando também previstos percursos ao ar livre.

As iniciativas, promovidas por mais de 20 entidades, entre as quais a Câmara Municipal, através do Museu do Porto e da empresa Municipal Ágora – Cultura e Desporto, requerem, na sua maioria, inscrição prévia.

O Paço do Bispo participa nesta celebração e no dia 25 de março faz uma proposta de visita guiada “ao primeiro verdadeiro palácio do Porto, com destaque para a monumental escadaria e baixela em prata desenhada por Rafael Bordalo Pinheiro, com execução da Ourivesaria Reis & Filhos, um legado dos 3os Viscondes de S. João da Pesqueira”, como revela nota enviada para a redação de Voz Portucalense.

As visitas, em português, são gratuitas mas carecem de inscrição prévia através do e-mail visitaspacoepiscopal@diocese-porto.pt até às 18h do dia 23 de março.

“As inscrições serão consideradas por ordem de envio até ao limite de participantes”, pode-se ler na nota.

São estes os horários da visita guiada ao Paço do Bispo (Terreiro da Sé) no dia 25 de março: das 10:00h às 10:45h e das 15:00h às 15:45h. Mais informações também através do número de telefone 223392330.

O programa conta com dezenas de atividades e vai animar a cidade do Porto no próximo sábado dia 25 de março.

RS com portal de notícias do Porto