Solenidades da Quaresma e Semana Santa em Ovar

O período quaresmal na cidade de Ovar, é marcado por diversas manifestações de piedade e expressões culturais. Tem particular relevo as sete procissões quaresmais, marcantes pela sua antiguidade e esplendor. Assim devemos olhar para as procissões quaresmais de Ovar, com um duplo olhar. Primeiramente naquilo que representam, isto é, a expressão da fé dum povo crente, e no caso de Ovar, e devemos sublinhar isto, porque pode ser desconhecido da maioria, mas sem querer entrar em comparações, porque cada terra vive de forma particular as suas expressões de fé, somos não só umas das cidades mais antigas onde se realizam as procissões quaresmais, como também das poucas com tantas procissões.

Um segundo olhar sobre as nossas procissões tem a ver com aquilo que também representam e acrescenta do ponto de vista patrimonial, pois são realizadas na cidade desde o séc. XVI. É dentro deste contexto que também tem sentido a realização das procissões quaresmais, pois são património vivo, isto é, expressões de memória e manifestações de tradições.

Recentemente foi criada pela Paróquia de Ovar, com vistas a uma maior dinamização e divulgação, uma “Comissão”. Designa-se por: “Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Ovar”, e tem como missão planear, organizar e promover o programa cultural e religioso da Semana Santa de Ovar. É constituída por cinco entidades promotoras: a Paróquia de S. Cristóvão de Ovar, a Irmandade de Nosso Senhor dos Passos de Ovar, a Venerável Ordem Terceira de S. Francisco de Ovar, a Câmara Municipal de Ovar e o Turismo Centro Portugal.

Também no ano passado, a Paróquia de Ovar, fez uma candidatura à Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa, um organismo europeu criado ao abrigo do programa “Itinerário Cultural Europeu”, com vistas a integrar esta “rede”.  Soubemos no mês passado que a nossa candidatura foi validada pelo conselho científico e que na assembleia geral, que ocorrerá no próximo mês, em Palermo, a nossa adesão será formalizada. Pertencermos a esta Rede Europeia, além da certificação como membro, pois o processo seletivo é extremamente rigoroso, dar-nos-á uma visibilidade em todo o território europeu e será, assim, mais uma forma de visibilidade e valorização das nossas tradições quaresmais.

Relativamente ao programa para este ano, poderá ser visionado no site disponível pela Comissão da Semana Santa: www.semanasantaovar.pt.

(inf. Paróquia de Ovar)