Papa Francisco visita a Hungria de 28 a 30 de abril

Papa Francisco esteve na Hungria por algumas horas em setembro de 2021 para encerrar o 52.º Congresso Eucarístico Internacional.

O Papa vai visitar a Hungria de 28 a 30 de abril deste ano, segundo divulgou a Sala de Imprensa da Santa Sé na segunda-feira dia 27 de fevereiro.

A última vez que o Santo Padre tinha estado naquele país do leste da Europa, foi em setembro de 2021, para encerrar o 52.º Congresso Eucarístico Internacional.

O portal de informação Vatican News recorda que na altura o Papa esteve na Hungria, por cerca de sete horas antes de ir para a Eslováquia. Em Budapeste presidiu à Missa de encerramento do Congresso e encontrou o episcopado local, representantes do Conselho Ecuménico das Igrejas e algumas comunidades judaicas.

Na apresentação do programa da visita, Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé confirmou que esta visita apostólica acontece após um convite das autoridades civis e eclesiais da Hungria.

Francisco partirá de Roma pelas 8.10h locais, na sexta-feira dia 28 de abril, chegando a Budapeste duas horas depois. A cerimónia de boas-vindas será na Praça do Palácio “Sándor”, residência presidencial. Seguem-se os encontros protocolares com a chefe de Estado, Katalin Éva Novák, com o primeiro-ministro, Viktor Orban e com as autoridades e representantes da sociedade civil e o corpo diplomático. Na parte da tarde o Papa terá um encontro com o clero, os consagrados, religiosas e seminaristas na Basílica de Santo Estêvão.

No segundo dia da visita, 29 de abril, o Santo Padre fará uma visita privada às crianças acolhidas pelo Instituto Lászlo Batthyány-Strattmann. De seguida terá um encontro com refugiados e pessoas pobres na Igreja de Santa Elizabete da Hungria. Na tarde desse dia, Francisco encontra-se com os jovens húngaros no ginásio desportivo «Papp László Budapest Sportaréna». Tempo ainda no final da tarde para um encontro privado com os membros da Companhia de Jesus na Nunciatura Apostólica.

A 30 de abril, último dia da visita, o Papa celebrará Missa de manhã na Praça Kossuth Lajos e de tarde terá um encontro com representantes do mundo universitário e da cultura na Faculdade de Tecnologia da Informação e Biónica da Universidade Católica Pázmány Péter.

RS