
Silêncio em 12 localidades para dar voz às vítimas de abusos sexuais na Igreja
Decorreram no dia 22 de fevereiro, em 12 localidades de Portugal, vigílias de oração em solidariedade com as vitimas de abusos sexuais na Igreja Católica.
Foi em 10 localidades do continente (Braga, Porto, Coimbra, Fátima, Santarém, Lisboa, Oeiras, Palmela, Évora e Beja) e também no Funchal (Madeira) e Ponta Delgada (Açores), que grupos de católicos saíram à rua para afirmar a sua proximidade para com as vítimas. No Porto foi junto à Torre e Igreja dos Clérigos.
Em Portugal, o silêncio das vítimas de abusos sexuais passou a ter voz a partir do passado dia 13 de fevereiro, com a publicação do relatório realizado pela Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica. Um documento que revelou o hediondo sofrimento das vítimas.
Após apenas dez meses de trabalho, a Comissão Independente recolheu testemunhos entre os meses de janeiro e outubro de 2022 e apresentou um relatório com 485 páginas, que validou o relato de 512 testemunhos de abusos sexuais. Este estudo que aponta para uma rede de vítimas num número mínimo de 4815 referindo-se a casos ocorridos entre 1950 e 2022.
RS