A Visita Pastoral do bispo do Porto a Meinedo (Lousada)

A recém-concluída visita pastoral do Bispo do Porto, Dom Manuel Linda, foi recebida com entusiasmo por toda a comunidade.

Nesta visita ocorrida entre os dias 27 e 29 de Janeiro, destacam-se as inspiradoras homilias de Sua Excelência Reverendíssima, bem como a reconhecida interação com todos os fiéis, desde as crianças, docentes e pessoal auxiliar, aquando da ida à Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico e Pré-Escolar, por onde começou a sua visita pastoral; passando pelos jovens atletas e seus treinadores no Recinto Desportivo Casa de Romariz – Futebol Clube de Romariz, onde benzeu o piso sintético a pedido da Direção do Clube; até aos mais idosos, que tiveram a oportunidade de receber o Sacramento da Santa Unção, numa eucaristia para eles mais dedicada.

Os paroquianos deram nota da sinceridade do bispo, da profundidade do seu conhecimento e da sua sabedoria, com muito entusiasmo.

Um paroquiano declarou: “A visita do bispo foi uma verdadeira bênção para nossa comunidade. As suas palavras de encorajamento e orientação espiritual deixaram um impacto duradouro em todos nós. Sentimo-nos muito mais unidos e inspirados como resultado de sua visita.”

Durante a sua visita, o bispo teve ainda oportunidade de se encontrar com os párocos que diariamente procedem ao cuidado pastoral na Vigararia de Lousada, num jantar na Residência Paroquial de Meinedo. Esteve ainda, neste 1º dia da sua visita pastoral, com os líderes leigos da Junta de Freguesia, das Associações e Coletividades, bem como com os empresários, abordando as preocupações e necessidades da comunidade civil.

A visita do bispo também foi, igualmente, um momento de renovação e revitalização para as organizações católicas e de caridade locais. Proporcionaram-se reuniões com todas as crianças e jovens da catequese paroquial e respetivos pais e catequistas, assim como os membros dos vários grupos paroquiais e colaboradores da paróquia em geral, encorajando-os a continuar as suas boas obras, assegurando-lhes o seu apoio e o apoio da Igreja em geral.

O sucesso da visita pastoral do bispo consubstancia um testemunho da forte fé e dedicação da comunidade católica de Meinedo.

A paróquia-berço da diocese do Porto espera receber novamente o bispo, num futuro próximo, a propósito da inauguração solene da Nova Casa de Deus, sendo que até lá, se comprometeu a continuar a trabalhar neste projeto que a todos deseja unir.

Construir uma nova Casa de Deus em Meinedo é de extrema importância por várias razões: Uma nova igreja pode fornecer um ponto de encontro central para uma crescente comunidade de fiéis, bem como um espaço para a realização de serviços religiosos, celebrações e outros eventos. Também pode servir como um símbolo da fé da comunidade e do compromisso com a religião, podendo ajudar a unir as pessoas, promovendo um sentimento de unidade e pertença. Além disso, pode fornecer instalações muito necessárias para a educação religiosa, programas novos e outras atividades que atendam às necessidades espirituais e sociais da comunidade. Também pode fornecer espaço para exibição, armazenamento e preservação de importantes obras de arte, vários artefactos e documentos religiosos, ajudando a preservar o rico património material e espiritual da comunidade. Finalmente, pode ter um impacto positivo na economia local, pois normalmente requer um investimento significativo em construção e serviços relacionados, o que pode gerar empregos e estimular a atividade económica. No geral, a construção de uma nova igreja é e deve ser encarada como um empreendimento significativo, que pode trazer benefícios de longo alcance, tanto para a comunidade religiosa, como para a comunidade em geral.

A eucaristia de encerramento da Visita Pastoral, ocorrida no domingo, foi duplamente marcante para todos uma vez que foi presidida pelo Sr. Dom Manuel e também foi a 1ª eucaristia celebrada no espaço da Nova Casa de Deus.

Na sua homilia, que dividiu em 3 ideias, o Sr. Bispo Dom Manuel começou por contextualizar o novo espaço referindo que: “aqui vão ser construídos sonhos de uma vida que chegou a este mundo e cá foi feliz e, por isso, celebra-se o batismo. Aqui celebra-se a esperança entusiástica do casamento. Aqui celebra-se os ritos principais da vida, desde a cura espiritual da confissão até à cura da doença, digamos, do sacramento da Santa Unção. E aqui, porventura, serão encomendados alguns irmãos para a Casa do Pai, mas sempre acalentados pelo sinal da esperança”. Sendo um espaço de contrastes de sentimentos, findou dizendo que “Entra aquele que traz o coração muito animado e cheio de contentamento e entra aquele que traz lágrimas nos olhos”.

Numa 2ª parte da sua partilha, aludiu: “A obra aqui é cara, mas aquela naquela altura [referindo-se à Igreja Românica de Meinedo] não foi mais barata de certeza absoluta. Portanto, eu quero felicitar-vos vivamente, porque estão a contribuir muito bem e apelo a que essa generosidade se mantenha até à conclusão definitiva das obras. Os meus parabéns!”.

Na 3ª parte alertou-nos: “Uma igreja é um fim em si próprio? Vimos aqui adorar a igreja? Não! A igreja cria condições, para que nós cheguemos mais facilmente ao invisível, ao sobrenatural, que é Deus. A igreja chama à verdade, a igreja é para nos ajudar a adorar a Deus. É para que a nossa dimensão da fé se torne mais viva no momento celebrativo, no momento caritativo, no momento evangelizador de a transmitirmos aos outros.

Terminou a sua homilia sintetizando: “Caros cristãos de Meinedo, peço então que construam uma dupla realidade: a realidade desta igreja Templo e a realidade de um coração que vos constitui mais como as pedras vivas do Templo do Senhor. Invoco sobre vós a bênção do Nosso Deus, que Ele vos cumule de entusiasmo, de alegria e entusiasmo. Deus vos ajude!”

Assim desejamos e que Santa Maria Maior, Nossa Senhora das Neves, nossa padroeira, nos dê força, coragem e fecundidade nos nossos esforços de tornar este sonho em realidade.

(inf: a Comunidade Paroquial)