
Ainda a viver o clima da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, decorreu na tarde do passado domingo, dia 5 de fevereiro, uma celebração ecuménica na Igreja do Senhor da Vera Cruz, no Candal, organizada por esta paróquia católica e a paróquia do Bom Pastor da Igreja Lusitana – Comunhão Anglicana, também no Candal.
A comunhão e a partilha de vivências destas duas comunidades vêm já de longa data e, depois de um interregno por força das circunstâncias vividas nos últimos anos, retomou-se a realização desta celebração.
Além dos párocos das referidas paróquias, Sr Padre António Barbosa, da Paróquia do Senhor da Vera Cruz do Candal, Igreja Católica, e dos seus Diáconos Permanentes Fernando Oliveira e Hélder Pereira, e do Reverendo Presbítero Sérgio, da Paróquia do Bom Pastor, da Igreja Lusitana – Comunhão Anglicana, estiveram também presentes o Reverendo Pastor Eduardo Meixieira, da Igreja Evangélica Metodista Portuguesa, o Reverendo Diácono Pedro Eisele, da Igreja Evangélica Alemã do Porto e o Padre Ivan Buhakov, da Igreja Ortodoxa Ucraniana, Patriarcado Ecuménico de Constantinopla.
Uma celebração organizada e animada pelo Grupo de Jovens da Paróquia do Senhor da Vera Cruz que, com “Pressa no Ar” para as Jornadas Mundiais da Juventude, também se preocupam em viver a Unidade.
Na homilia, o Reverendo Presbítero Sérgio ajudou a entender o tema deste ano da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, “Aprendei a fazer o Bem, procurai a Justiça, alicerçado no profeta Isaías.
Decerto ficou na memória e coração de todos o testemunho que contou de Madre Teresa de Calcutá quando, em resposta a um jornalista, disse que apenas “tentou ser uma gota de água limpa em que pudesse brilhar o amor de Deus”. Se todos tentarmos ser uma gota de água limpa, quantas gotas seremos?
No fim da bela celebração seguiu-se um momento de convívio com a partilha de um lanche na cripta da igreja. É também à volta da mesa e em conversa saudável e alegre que se cresce em Unidade.
(inf: Elisa Rodrigues)