Cabido da Catedral do Porto com nova Direção

Foto: Rui Saraiva

O Cabido da Sé Portucalense, concluído o tempo de vigência da Direção anterior, procedeu à eleição de uma nova Direção para os próximos anos.

Em reunião realizada em 14 de dezembro de 2022,f oram eleitos os seguintes membros para a sua Direção, que posteriormente foi confirmada pelo Bispo da Diocese.

Presidente – Cónego Adélio Fernando Lima Pinto de Abreu

Vice-Presidente – Cónego Álvaro Manuel Mancilha Veteriano

Secretário – Cónego João da Silva Peixoto

Administrador – Cónego Joaquim António da Silva Santos.

 

Lembramos que o Cabido Portucalense é atualmente composto pelos seguintes elementos, além dos novos membros da Direção:

Cónego Alfredo Leite Soares, Cónego Fernando de Lima Milheiro Leite, Cónego Jorge Teixeira da Cunha, Cónego José Maria Gonçalves Fabião, Cónego José Lopes Baptista, Cónego Lino da Silva Maia, Cónego Domingos da  Costa Monteiro de Oliveira, Cónego Jorge Manuel Duarte Oliveira, Cónego António Coelho  de Oliveira, Cónego José Alfredo Ferreira da Costa.

Ao Cabido Portucalense está confiada a missão de auxiliar o bispo Diocesano no governo da diocese, segundo as funções que lhe competem e as normas determinadas pelo Direito Canónico, nomeadamente a gestão da Catedral  do Porto, e os seus membros configuram o chamado “Colégio de Consultores”, a quem compete a eleição do Administrador da Diocese, em caso de impedimento do Bispo.

O cabido de cónegos, quer catedralício quer de colegiada, é o colégio de sacerdotes, que têm o dever de celebrar as funções litúrgicas mais solenes na igreja catedral ou colegiada; além disso compete ao cabido catedralício desempenhar as funções que lhe são confiadas pelo direito”. (Código de Direito canónico, Cân. 503).

CF