“As pessoas não encontram Deus porque não encontram o outro como irmão”, disse o bispo do Porto na Festa da Apresentação do Senhor

Foto: Emanuel Gomes

O bispo do Porto, D. Manuel Linda, celebrou Missa na Catedral do Porto no dia 2 de fevereiro, por ocasião da Festa da Apresentação do Senhor. Neste dia a liturgia recorda que José e Maria levam o Menino Jesus ao templo, oferecendo-o ao Pai.

Na sua homilia, D. Manuel Linda assinalou que novo templo é a Igreja. “O novo templo é para a nova comunidade, a Igreja, para acolher os fiéis e fazer deles irmãos, num só coração e numa só alma”, sublinhou.

O bispo do Porto afirmou que “o lugar da presença de Deus é Cristo na comunidade, na Palavra e na Eucaristia”. E alertou para o facto de que muitas vezes “as pessoas não encontram Deus, porque não encontram o outro como irmão”. Por isso a vida em comunidade deve ser igual à vida em fraternidade, frisou.

Celebrada 40 dias após o Natal a Festa da Apresentação do Senhor é a festa de Cristo “luz dos povos” e do encontro do Messias com o seu povo. Neste dia é também celebrado pela Igreja o Dia da Vida Consagrada. O tema deste ano foi “Irmãos e irmãs para a missão”.

RS