JMJ 2023: universalizar a família, abrir horizontes, diz o Papa às famílias

O Papa Francisco através de mensagem vídeo agradece a generosidade das famílias que vão acolher jovens na Jornada de Lisboa

Na passada semana, o Papa Francisco dirigiu-se, através de uma mensagem vídeo, às famílias portuguesas que vão acolher jovens durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.

A organização da JMJ Lisboa 2023 publicou uma mensagem vídeo do Papa Francisco dirigida às famílias portugueses que vão acolher jovens durante a JMJ em Lisboa.

O Santo Padre começa por saudar todas as famílias dizendo-lhes que ao receber jovens durante a Jornada “o vosso lar vai-se alargar”.

Os jovens vão “universalizar”, afirma o Papa.

“Estes jovens que vêm vão causar problemas, incómodos e dar trabalho nas vossas casas, mas vão deixar sementes de outra cultura, vão deixar a semente de outro ponto de vista, vão relativizar cada um de vós em tantas coisas que tomavam por certas e que agora veem que, por outro lado, podem ser feitas de outra maneira. Eles vão universalizar”, diz o Papa na sua mensagem.

Receber jovens de todo o lado, “pode parecer pouco”, acrescenta o Santo Padre, mas, no entanto, “o universo cultural vai entrar em suas casas” através destes jovens, diz o Papa

“A isto chama-se universalizar, abrir os horizontes”, frisa Francisco.

“Obrigado por esta generosidade de receber jovens”, sublinha o Papa no final da mensagem.

RS