Ministros Extraordinários da Comunhão

Foto: Rui Saraiva

Nas normas orientadoras da Diocese do Porto, entre os requisitos dos fiéis a propor para este serviço consta que devem ter «dado provas de maturidade cristã adulta. Em prin­cipio, deverão ser propostas pessoas entre os 25 e os 70 anos». Diga-se que a idade de 25 anos, ainda sem suficiente estabilidade profissional e familiar, não parece excessiva para as devidas provas de maturidade cristã adulta. Contudo, resulta que as exceções mais requeridas são as de candidatos com mais de 70 anos… Porque o MEC, para além de ministrar a sagrada Comunhão na sua comunidade litúrgica, deve estar ao serviço de pessoas frágeis e vulneráveis devido a doença ou idade avançada. E, para tal, deverão aliar à maturidade requerida, alguma condição de saúde e robustez a ponderar pelos proponentes.

A nomeação de alguém para MEC é reservada ao Bispo Diocesano. Em circunstâncias normais, mais ninguém poderá dar o encargo estável de levar a Eucaristia e de a distribuir a outros fiéis, a quem não tenha recebido este mandato legítimo.

Formação Permanente

Os MECs – como todos os fiéis, mas de modo especial os que desempenham serviços importantes para a comunidade – devem cuidar da sua formação. Estão à porta os primeiros encontros de formação organizados pelo S.D.L. para o corrente ano. Recordamos aqui os lugares e as datas:

Porto – Casa Diocesana de Vilar: 5/02/2023, das 15:00 às 16:30 h.

S. João da Madeira – Centro Paroquial: 7/2/2023, das 21:30 às 23h.

Carvalhos – Auditório Claret: 8/02/2022, das 21:30 às 23 h.

Penafiel – Igreja Matriz de Bustelo: 12/02/2023, das 15:00 às 16:30 h.

Santo Tirso – Colégio de S.ta Teresa: 14/02/2023, das 21 às 2230h.

S. Mamede de Infesta – Salão Paroquial: 15/02/2023, das 21:30 às 2330h.

Amarante – Centro Pastoral: 26/02/2023, das 15:00 às 16:30 h.

Recondução dos MECs

Em 2023 deverão ser substituídos os cartões válidos até 2023 e a recondução será até 2026. Após o devido discernimento, caso a caso, compete aos párocos, reitores e superiores de casas religiosas submeter ao Senhor Bispo, mediante este Secretariado Diocesano, requerimento segundo o modelo impresso, disponível na Cúria Diocesana ou no Secretariado Diocesano de Liturgia. Cada formulário permite reconduzir até 4 MECs. O prazo para fazer chegar ao Secretariado Diocesano de Liturgia os requerimentos de recondução prolonga-se até 28 de fevereiro de 2023.

O cartão cessante continua na posse do respetivo MEC. Para cada mandato emite-se um novo cartão de identidade. Para tal, requer-se a indicação do número de ministro, uma foto recente e 5 € para despesas de emissão e expediente.

Novos MECs

Os requerimentos com a proposta de novos MECs, segundo o modelo impresso, disponível na Cúria Diocesana ou no Secretariado Diocesano de Liturgia, devem ser enviados ao Secretariado Diocesano de Liturgia até 15 de Maio. Os requerimentos deverão incluir ou anexar certidão autêntica de Batismo e de Confirmação dos candidatos (o modelo aprovado prevê um espaço para esse efeito) e declaração do candidato devidamente preenchida e assinada.

O breve curso de preparação, de participação obrigatória, está agendado para os dias 8 de julho, das 9:30 h às 12:30 h e das 14:30 h às 17:30 h e 15 de julho, das 9:30 h às 12:30 h, na Casa Diocesana – Seminário de Vilar. No caso de aprovação da candidatura, os futuros MECs deverão participar numa recoleção espiritual no dia 30 de setembro, na Casa Diocesana – Seminário de Vilar, das 9:30 h às 12:30 h. A celebração da investidura está prevista para 1 de Outubro de 2023.