Abusos: bispo do Porto convida “agentes pastorais” para “ações de formação”

“Diocese do Porto está fortemente empenhada na erradicação de todo e qualquer género de abusos cometidos sobre menores e frágeis, concretamente de natureza sexual”, afirma D. Manuel Linda.

A diocese do Porto promove durante o mês de janeiro “ações de formação” para os “agentes pastorais” com o objetivo da “erradicação de todo e qualquer género de abusos cometidos sobre menores e frágeis”.

Estas formações têm lugar nas seguintes datas e locais: no dia 21 de janeiro, no Centro Pastoral de Oliveira do Douro – Vila Nova de Gaia (Alameda de Santa Eulália, por trás da Igreja Matriz) e no dia 28 de janeiro, no Centro Pastoral de Paredes (Rua D. Afonso Henriques, 45). As ações serão sempre entre as 9.30h e as 12.30h.

Em carta enviada a sacerdotes, diáconos e aos responsáveis dos secretariados, movimentos e obras, o bispo do Porto afirma que a “diocese do Porto está fortemente empenhada na erradicação de todo e qualquer género de abusos cometidos sobre menores e frágeis, concretamente de natureza sexual”.

“Queremos fazer desta uma ‘Diocese segura’, para que os pais confiem os seus filhos, crianças e adolescentes, sem qualquer reserva ou temor”, escreve D. Manuel Linda.

O bispo do Porto considera que “a via mais eficaz” para se “evitarem comportamentos inadequados” e para “ajudar os menores na sua própria autodefesa” é “a formação dos agentes pastorais”.

“Esta é uma tarefa de toda a comunidade, mas a começar pelos agentes pastorais que mais lidam com este grupo etário”, realça D. Manuel Linda assinalando que “não é necessária inscrição. Basta aparecer e participar”.

Recordamos os contactos da Comissão para o Cuidado dos Frágeis da diocese do Porto: Telefone: 223392330 e e-mail: cuidadodosfrageis@diocese-porto.pt

RS