Através de uma Nota Episcopal, o bispo do Porto recorda a figura do Papa emérito Bento XVI referindo-o como “zeloso servidor da Igreja”. “Sentimos a dor da sua separação”, escreve o bispo do Porto afirmando que comunga da “mesma certeza da fé na ressurreição final e na vida eterna”.
“Deus chamou à sua presença o Papa Emérito, Bento XVI, zeloso servidor da Igreja universal na Sé de Pedro. Comungamos da mesma certeza da fé na ressurreição final e na vida eterna, mas sentimos a dor da sua separação. E elevamos súplicas ao Altíssimo para que o admita no seu Reino de plenitude”, diz D. Manuel Linda.
O bispo do Porto convida “sacerdotes diáconos e os fiéis leigos” para uma Missa de sufrágio por Bento XVI “por alturas do seu funeral, dia 5 de janeiro às 19 horas, na Sé”.
“Lembro às Paróquias e demais instituições diocesanas que podem usar os costumados sinais exteriores de luto, mormente os toques de sinos”, acrescenta D. Manuel Linda.
O bispo do Porto refere ainda que para além da referida oração comunitária, cada um de nós não deixará de fazer uma oração privada por este bom “trabalhador da vinha do Senhor”.
RS