Bento XVI: “Agradeço o festivo e cordial acolhimento que me reservastes no Porto, a «Cidade da Virgem»”

Foto: João Lopes Cardoso, 14 de maio 2010

Na hora da sua morte e velando as suas palavras e ensinamentos como lições para a vida na fé, Voz Portucalense recorda Bento XVI e a sua visita ao Porto a 14 de maio de 2010.

O dia 14 de maio de 2010 ficará na memória das gentes e da cidade e da diocese do Porto como aquele em que a “Cidade da Virgem” acolheu Bento XVI, numa enorme manifestação de fé, esperança e alegria.

“Sinto-me feliz por me encontrar entre vós e agradeço o festivo e cordial acolhimento que me reservastes no Porto, a «Cidade da Virgem». À sua protecção materna, confio as vossas vidas e famílias, as vossas comunidades e estruturas ao serviço do bem comum, nomeadamente as universidades desta cidade cujos estudantes se reuniram e me fizeram saber da sua gratidão e adesão ao magistério do Sucessor de Pedro”, assinalou com alegria Bento XVI na saudação aos fiéis reunidos na Avenida dos Aliados na cidade do Porto.

“Obrigado pela presença e o testemunho da vossa fé”, disse Bento XVI na sua alocução a partir da Varanda da Câmara Municipal do Porto.

“Agradeço novamente a quantos cooperaram de diversos modos para a preparação e a realização desta minha visita, para a qual vos preparastes sobretudo com a oração. Teria acedido de boa vontade ao convite para prolongar a minha permanência na vossa cidade, mas não me é possível. Permiti, pois, que parta, abraçando-vos a todos carinhosamente em Cristo, nossa Esperança, enquanto vos abençoo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”, disse o Papa Bento XVI no dia 14 de maio de 2010 no Porto.

A informação da morte de Bento XVI foi comunicada pela Sala de Imprensa da Santa Sé no sábado 31 de dezembro: “Com pesar informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 09h34, no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano”, referiu em nota enviada aos jornalistas o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni.

O estado de saúde do Papa emérito tinha-se agravado na última semana. Na quarta-feira, 28 de dezembro, o Papa Francisco, durante a audiência geral, tinha mesmo pedido a oração dos fiéis por Bento XVI dizendo que estava “muito doente”.

O Papa emérito Bento XVI tinha 95 anos de idade.

RS