A Paróquia de Campanhã, Porto, promove já desde 1987 uma ceia de Natal na noite da consoada, 24 de dezembro. Será na Casa dos Girassóis (tel 224019184) da ANC (R. Camilo Pessanha, 42) ao cimo do Bairro do Falcão, perto da Praça da Corujeira.
São convidados aqueles que não aguentam a solidão dessa noite e querem fazer “família” connosco na ceia tradicional de Natal. Das diversas proveniências e estatuto sociais, seremos gente que procura fazer, nessa noite, uma experiência de “família”. No fim, levamos cada um a sua casa.
Este “milagre de acolhimento” acontece pela generosidade de alguns voluntários e pelo franquear das portas da Associação Nun’Álvares de Campanhã (ANC). Uns vêm para receber e outros para dar, mas, no fim, é difícil saber quem se sente mais feliz.
Desde há trinta e cinco anos, esta é já uma marca de Campanhã, no Porto-Nascente, a que a Junta de Freguesia e outros se associam. E assim, a noite de Natal tem algum aconchego com o esforço de alguns voluntários e do Pároco que se fazem sós nessa noite. Basta telefonar: 935370341
… Casa dos Girassóis é ponto de encontro!
Todos aqueles que se vêem obrigados a passar o Natal sozinhos podem vir a Campanhã para a Ceia de Natal. Será na Casa dos Girassóis (tel 224019184) da ANC (Rua Camilo Pessanha, nº 42 – ao cimo do Bairro do Falcão). Basta telefonar para o telm 935370340 e aparecer.
A partir das 17h., uma equipa de acolhimento estará à porta da Rua Camilo Pessanha, 42 para receber quem não quer estar só na Ceia de Natal. O ambiente é simples, sossegado e todos se sentem bem.
Às 19h faz-se a evocação do Natal de Jesus, escutam-se algumas mensagens, nomeadamente da Junta de Freguesia e da ANC, e são apresentados poemas e cânticos de Natal pelo Coro paroquial. Depois é servida a Ceia. Pelas 22 horas é o regresso a casa, com o apoio de “Anjos do Natal”, voluntários que aparecem com seus carros para levar cada um a sua casa!
No Natal, ninguém esteja sozinho- é o apelo insistindo que cada família acolha algum vizinho em sua casa, às famílias pobres é dado um cabaz para que façam a sua Ceia de Natal e a quem esteja só convida-se para virem cear connosco. Numa cidade de carências há discretos gestos de carinho de jovens e adultos que se vestem de sós para darem sabor ao Natal dos outros!
A coordenação é de Paula Andrade (paulaandrade16@gmail.com – telem 919283500) e de Fernando Milheiro, pároco de Azevedo, Senhora do Calvário e Campanhã: (tel 225370340, tlm 935370340), campanha@diocese-porto.pt.
(inf: paróquia de Campanhã)