Na programação cultural da Torre dos Clérigos neste Natal ganha especial destaque a exposição do ceramista Delfim Manuel dedicada ao “Bom Pastor” que estará patente até dia 8 de janeiro. Uma exposição com o título “Comigo Viverás”.
O presidente da Irmandade dos Clérigos, em declarações à Agência Ecclesia, afirmou que esta exposição do ceramista Delfim Manuel, “transpira a novidade do Natal” e “provoca atualização” nos visitantes.
“O ceramista Delfim Manuel apresenta a sua arte neste contexto de Natal, com uma leitura um bocadinho fora do vulgar, mas sempre surpreendente e atualizada da realidade”, disse o padre Manuel Fernando.
No espaço das exposições temporárias do Museu dos Clérigos estão expostas, nesta quadra natalícia, 10 peças representativas, resultado da maestria e delicadeza no manuseamento do barro, que estão centradas na temática do Bom Pastor.
“Esta ligação que o ceramista faz do presépio é surpreendente porque faz uma ponte e uma leitura muito afirmativa daquilo que é o Menino, Ele não é outra coisa que o verdadeiro pastor e que apresenta uma proposta de vida”, referiu o presidente da Irmandade dos Clérigos.
Para o padre Manuel Fernando, a mensagem tem “2 mil anos, mas importa atualizá-la” e a iconografia faz “leituras novas e desafia para tempos onde a mensagem da paz precisa deste Pastor e de bons pastores”.
“Um desafio novo para o mundo porque Ele nasce para ser o Bom Pastor”, declarou.
A representação do Bom Pastor que quase desapareceu durante a Idade Média, viria a ressurgir após o Concílio de Trento (1545-1563), mas sem o vigor vivido durante o cristianismo primitivo.
Torre dos Clérigos tem novo espaço, para evocar «legado dos presidentes»
Entretanto, a Torre dos Clérigos inaugurou “um novo espaço”, chamado ‘Sala Legado dos Presidentes’, onde estão patentes “apontamentos, curiosidades e elementos importantes” dos presidentes daquela irmandade.
“Naquele espaço pretende-se dar alguma solenidade, leitura e conteúdos das peças” para os visitantes perceberem a história daquela instituição, disse à Agência Ecclesia o padre Manuel Fernando.
A sala tem o objetivo de dar a conhecer a todos, os principais presidentes da Irmandade dos Clérigos desde a sua origem bem como o acervo adquirido pelos mais recentes presidentes da instituição, D. Américo Aguiar, mandato entre 2011 e 2020, e o padre Manuel Fernando, na presidência desde 2020.
O visitante pode visualizar também “o primeiro filme publicitário feito nos Clérigos, de 1917” e “o anel e a cruz peitoral do D. Américo Aguiar, anterior presidente da Irmandade”.
Nesta sala, o visitante vai poder apreciar a Torre dos Clérigos em cristal e em filigrana, o “Catálogo e História dos Bispos do Porto” de autoria de D. Rodrigo da Cunha e publicado em 1623, uma réplica da chave da Torre dos Clérigos oferecida ao presidente da Câmara Municipal do Porto em 2015 e, entre outras peças, a pintura «Vista do Porto» pela mão do compositor do hino de Portugal, o português Alfredo Keil.
Da agenda cultural da Torre dos Clérigos neste Natal é essencial ressaltar que os 49 sinos do Carrilhão da Torre dos Clérigos vão ouvir-se ao longo de todo o mês de dezembro, oferecendo músicas de Natal diariamente à cidade, seus habitantes e turistas.
RS e CF com Agência Ecclesia