
A comunidade dos Carmelitas Descalços da Foz do Douro, vai organizar um concerto orante no dia 17 de dezembro pelas 21:30h. O objetivo desta iniciativa é dar a conhecer São João da Cruz (solenidade no dia 14 dezembro) através dos seus poemas musicados e na companhia de um elemento muito específico do carisma teresiano, a oração.
A oração é para todos os cristãos. Ninguém pode prescindir deste elemento, é importante para a vivência de cada ser humano. É na oração verdadeira e sincera que o nosso coração sobe a Deus, nos identificamos e relacionamos com Ele, nos transcendemos e nos transformamos. Sem a oração desfalecemos, o caminho torna-se árido, a água deixa de fluir e começamos a murchar. A oração é a água que rega as nossas virtudes, são João da Cruz dizia «Quem foge da oração, de todo o bem foge» (Ditos e Luz de amor, 180). Em tempos de Advento a esperança é uma palavra que nos acompanha e são João da Cruz diz-nos: «Em todas as nossas necessidades, sofrimentos e dificuldades, não há meio melhor e mais seguro do que a oração e a esperança de que Ele providenciará pelos meios que quiser» (Segundo livro da Subida ao Monte Carmelo 21, 5).
Os estudantes Carmelitas, juntamente com o seu professor de música Rui Soares, irão proporcionar um momento de arte e beleza musical. Além de cânticos, haverá um momento de órgão, leituras, silêncio, reflexão e oração. Será, também, um momento propicio para nos preparar para o Natal, para acolhermos melhor o Menino que vem ao nosso encontro, ao nosso coração. Estão todos convidados a comparecer neste evento. Feliz Advento para todos.
(inf: David Esteves)