Ucrânia: bispos portugueses promovem recolha de donativos para Arquidiocese de Kiev

Foto. João Lopes Cardoso

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anunciou na terça-feira dia 13 de dezembro uma recolha de donativos para a Arquidiocese de Kiev, na Ucrânia, afetada pelo conflito iniciado a 24 de fevereiro, após a invasão da Rússia.

“O Conselho [Permanente] decidiu lançar uma campanha de angariação de fundos junto das dioceses e outras instituições eclesiais. Todos os donativos serão entregues nos próximos dias diretamente à Arquidiocese de Kiev através do Secretariado-Geral da CEP”, indica uma nota enviada à Agência Ecclesia.

A decisão surge “em resposta a um pedido urgente do arcebispo de Kiev”, D. Sviatoslav Schevchuk, líder da comunidade greco-católica, “para apoio financeiro à Igreja da Ucrânia, particularmente o Seminário Maior da Santíssima Trindade com os seus 105 seminaristas e todas as instituições que dele dependem”.

O apoio vai estender-se “à missão dos 370 padres que passam grandes dificuldades no apoio às populações”, assinala a CEP, após a reunião mensal do seu Conselho Permanente.

(inf: Agência Ecclesia)