Imaculada Conceição: Papa comoveu-se quando recordou a guerra na Ucrânia

Foto: Vatican Media

Após dois anos de pandemia, Francisco voltou a fazer o tradicional gesto de veneração e oração com Maria Imaculada em cerimónia pública.

Na Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, 8 de dezembro, o Papa Francisco esteve na Praça de Espanha, em Roma, para a homenagem junto da imagem da Imaculada.

Após dois anos de pandemia, nos quais o fez em modo privado, Francisco voltou a fazer o tradicional gesto de veneração e oração com Maria Imaculada.

Numa praça repleta de fiéis e na presença das autoridades civis de Roma, o Papa Francisco fez uma oração de súplica a Nossa Senhora. Ao citar o sofrimento da guerra na Ucrânia, Francisco comoveu-se e chorou, parando a leitura da oração.

“Virgem Imaculada, hoje eu gostaria de trazer-te a ação de graças do povo ucraniano pela paz que há muito tempo pedimos ao Senhor”, disse o Papa, emocionando-se e começando a chorar.

Os fiéis perceberam o momento e procuraram apoiar o Papa com um aplauso.

Francisco continuou:

“Em vez disso, ainda tenho de apresentar-te a súplica das crianças, dos idosos, dos pais e mães, dos jovens daquela terra martirizada, que sofre tanto. Mas na realidade todos nós sabemos que tu estás com eles e com todos os que sofrem, assim como estavas ao lado da cruz do teu filho”, disse o Papa.

Na sua oração e invocando todos os homens e mulheres, o Papa recordou os sorrisos das crianças, suas mães e avós, as dificuldades económicas das famílias e também os jovens: “Trago-te os sonhos e as angústias dos jovens, abertos ao futuro, mas travados por uma cultura cheia de coisas e pobre de valores”.

RS