Carrilhão dos Clérigos traz músicas de Natal ao Porto

Agenda cultural da Torre dos Clérigos com exposições e concertos durante todo o mês de dezembro. Portas abertas na exposição do ceramista Delfim Manuel dedicada ao “Bom Pastor” e um programa especial para assinalar o aniversário da Torre dos Clérigos são alguns dos destaques.

Os 49 sinos do Carrilhão da Torre dos Clérigos vão ouvir-se ao longo de todo o mês de dezembro, oferecendo músicas de Natal diariamente à cidade, seus habitantes e turistas.

Em simultâneo com a iniciativa-feira que arrancou a 1 de dezembro, a Torre dos Clérigos abre portas do espaço de exposição temporárias do seu museu exposição “Comigo Viverás”, do famoso ceramista Delfim Manuel. Presente até dia 8 de janeiro, mostra 10 peças representativas da representação iconográfica “O Bom Pastor”.

O dia 12 de dezembro, data em que se assinala o aniversário da Torre dos Clérigos, estará reservado para várias iniciativas que prometem muita animação e surpresas. O destaque vai para as visitas guiadas ‘Nicolau Nasoni’ (às 10h, 11h, 15h e 16h), concerto a dois órgãos de tubos (às 12h) e a missa de aniversário (às 17h), na Igreja dos Clérigos.

Alguns dos eventos previstos para esta quadra natalícia

01.12 a 31.12 | 16h – Músicas de Natal de carrilhão da Torre dos Clérigos

No Natal celebra-se a Vida, a Esperança e a Alegria, sentimentos que a Irmandade dos Clérigos deseja partilhar com a cidade do Porto através da Música. Durante o mês de dezembro, às 16h, o som dos 49 sinos do Carrilhão da Torre dos Clérigos voltam a fazer-se ouvir na cidade do Porto com músicas bem típicas desta altura do ano.

27.11 a 8.01.23 – Exposição de Natal “Comigo Viverás”

Para o período Natalício, a Torre dos Clérigos recebe a exposição “Comigo Viverás” de autoria do famoso ceramista nortenho Delfim Manuel, no espaço das exposições temporárias do seu museu.

Entre os dias 27.11 a 8.01.2023 poderá vir conhecer o resultado da sua maestria e delicadeza no manuseamento do barro, com a exposição de 10 peças representativas de um dos seus temas preferidos: o Bom Pastor.

A representação do Bom Pastor que quase desapareceu durante a Idade Média, viria a ressurgir após o Concílio de Trento (1545-1563), mas sem o vigor vivido durante o cristianismo primitivo.  Do Oriente chegaram esculturas indo-portuguesas, maioritariamente, executadas em marfim que testemunham a difusão do tema do Bom Pastor, com a particularidade de Cristo surgir esculpido como Menino Jesus, sobretudo a partir do século XVII.

Delfim Manuel, inspirado por esta representação iconográfica, apresenta nesta exposição um trabalho a que ninguém fica indiferente.

Concertos

10 dezembro, 11h: ‘Tradicionais de Natal’: Rui Soares no carrilhão da Torre dos Clérigos acompanhado por coro, Varandim exterior da Torre dos Clérigos

15 dezembro, 21h30: Auto de Natal ‘Gospel, com Jesus Cristo’, Igreja dos Clérigos

16 dezembro, 18h: Concerto de Natal da Reitoria da Universidade do Porto: Orfeão da Universidade do Porto, Igreja dos Clérigos

17 dezembro, 16h: ‘Tradicionais de Natal’: Rui Soares no carrilhão da Torre dos Clérigos acompanhado por coro, Varandim exterior da Torre dos Clérigos

18 dezembro, 15h30: Concerto do Coro Lira: Concerto mágico de Natal com o Coro Lira de adultos e infantojuvenil, Igreja dos Clérigos

26 dezembro, 15h: ‘Música no Varandim’: Trio de Ópera, Varandim exterior da Torre dos Clérigos

28 dezembro, 15h: ‘Música no Varandim’

30 dezembro, 15h: Música no Varandim’: Quinteto de Metais, Varandim exterior da Torre dos Clérigos

30 dezembro, 17h: Concerto de fim de ano Orquestra Barroca ‘Les Nations Galantes’: obras do século XVIII, Igreja dos Clérigos

7 janeiro, 21h30: Concerto de Reis, Igreja dos Clérigos

A agenda completa de eventos disponível em http://www.torredosclerigos.pt/pt/noticias-e-eventos/noticias/agenda-de-natal-2022/

CF