
D. Manuel Linda presidiu a uma Missa no Santuário do Monte da Virgem na Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria. Disse aos fiéis para se colocarem totalmente do lado de Jesus, fazendo como Maria. Alertou ainda para a tentação de “nos escondermos de Deus”.
Numa manhã chuvosa foram muito os fiéis que participaram no dia 8 de dezembro na Eucaristia da Solenidade da Imaculada Conceição, no Santuário do Monte da Virgem Imaculada, em Vila Nova de Gaia. A Missa foi presidida por D. Manuel Linda, bispo do Porto.
Na sua homilia alertou para a tentação de “nos escondermos de Deus”. “A contínua tentação de nos escondermos de Deus, o privilegiar os nossos interesses egoístas em detrimento da boa harmonia social, a fragilidade das decisões a prazo, o sofrimento e a morte, tantas vezes gerados por nós próprios”, declarou D. Manuel Linda.
O bispo do Porto exortou os fiéis a colocarem-se totalmente do lado de Jesus, fazendo como Maria vivendo no “serviço solidário e caritativo”. “Caros fiéis em Cristo, a nossa condição batismal exige-nos uma participação no serviço e no ministério que o Senhor exerceu e exerce em favor do seu povo. Exige-nos que nos coloquemos totalmente do lado d’Ele, a exemplo da Virgem Santa Maria para o infinito louvor que devemos ao Pai e para o serviço solidário e caritativo para com os irmãos”, afirmou.
No final da Eucaristia, D. Manuel Linda colocou flores junto do Monumento dedicado à Imaculada Conceição no recinto do Santuário. Um modo de estar em comunhão com o Papa Francisco que também o faz neste dia junto da imagem da Imaculada em Roma.
O Santuário do Monte da Virgem surgiu da grande devoção dos diocesanos do Porto e do padre Luís Pinho da Rocha à Imaculada Conceição.
Foi em 1905 que D. António Barroso presidiu à primeira peregrinação e benzeu a primeira pedra do Monumento à Imaculada. O Monumento foi inaugurado a 22 de agosto de 1937 e o Monte da Virgem tem sido lugar de inúmeras peregrinações diocesanas.
D. Manuel Linda, bispo do Porto, confirmou o Monte da Virgem como “santuário diocesano”, em julho de 2020.
O Santuário do Monte da Virgem tem, ao longo do ano, outros momentos celebrativos especiais, como a Peregrinação dos Doentes, no domingo após o dia 11 de fevereiro, a Peregrinação das Mães, no primeiro domingo de maio e a festa litúrgica de Nossa Senhora do Monte da Virgem, a 25 de junho.
RS