
Bispo do Porto preside no Santuário a Eucaristia na Solenidade da Imaculada Conceição fazendo oferta floral junto do Monumento à Virgem Imaculada unindo-se ao Santo Padre que o faz também em Roma.
No dia 8 de dezembro a Igreja celebra a Solenidade da Imaculada Conceição, padroeira de Portugal. Este dia, que no passado era também o dia da Mãe, é vivido intensamente pelos cristãos. Desde 1646 que a Senhora da Conceição é a padroeira de Portugal, quando D. João IV ofereceu a coroa real à imagem da Senhora da Conceição de Vila Viçosa.
O Santuário do Monte da Virgem, dedicado à Senhora da Conceição, promove a celebração deste dia e, imitando o Papa Francisco, que todos os anos em Roma se desloca ao Monumento à Imaculada na Praça de Espanha, convida todos os fiéis a trazerem uma flor para oferecer a Nossa Senhora. D. Manuel Linda, Bispo do Porto, presidirá à Missa Solene, pelas 11h, no fim da qual presidirá a esta Oferta floral, junto do Monumento à Virgem Imaculada.
Além desta celebração, haverá missa às 8.30h e às 16.30h, repetindo-se a homenagem à padroeira.
O Santuário do Monte da Virgem surgiu da grande devoção dos diocesanos do Porto e do padre Luís Pinho da Rocha à Imaculada Conceição.
Foi em 1905 que D. António Barroso presidiu à primeira peregrinação e benzeu a primeira pedra do Monumento à Imaculada. O Monumento foi inaugurado a 22 de agosto de 1937 e o Monte da Virgem tem sido lugar de inúmeras peregrinações diocesanas.
D. Manuel Linda, bispo do Porto, confirmou o Monte da Virgem como “santuário diocesano”, em julho de 2020.
O Santuário do Monte da Virgem tem, ao longo do ano, outros momentos celebrativos especiais, como a Peregrinação dos Doentes, no domingo após o dia 11 de fevereiro, a Peregrinação das Mães, no primeiro domingo de maio e a festa litúrgica de Nossa Senhora do Monte da Virgem, a 25 de junho.
RS com Santuário do Monte da Virgem Imaculada