Lousada: Visita Pastoral de D. Pio Alves à Comunidade Interparoquial da Senhora Aparecida

No passado dia 20 de novembro, terminou a visita pastoral à Comunidade Interparoquial da Senhora Aparecida, na Vigararia de Lousada. A Comunidade Interparoquial, constituída pelas paróquias de Aião, Cernadelo e S. Pedro Fins do Torno, foi visitada pelo Sr. D. Pio Alves de Sousa, bispo auxiliar do Porto, num programa transversal e simultâneo às três paróquias. Na sua nota final, dirigida a todos os fiéis na missa dominical, o Sr. D. Pio Alves deixou uma vigorosa exortação ao aprofundamento do trabalho pastoral interparoquial, assim como recordou a especial prioridade que o trabalho da Igreja deve dar aos doentes e desfavorecidos, assim como aos jovens, neste ano em particular, com a celebração da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa.

A Comunidade Interparoquial da Senhora Aparecida foi visitada pela última vez em 2011, também pelo Sr. D. Pio. Foi, por isso, com grande expectativa e emoção que todos se mobilizaram para a receção do Sr. Bispo naquele que seria, em muitos casos, um reencontro. A visita pastoral, quase a terminar o périplo pelo concelho de Lousada, veio em altura muito propícia, como estímulo para um renovado empenho eclesial, ainda abalado pelos efeitos da recente pandemia.

O programa foi distribuído ao longo de duas semanas não consecutivas, por motivos de agenda. A primeira semana, de 17 a 23 de outubro, abriu com uma receção junto à Residência Paroquial, na presença dos Conselhos Económicos das três paróquias e uma missa de ação de graças pela visita pastoral. Além dos fiéis que se reuniram em grande número para esse momento de acolhimento, esteve também presente o Pe. Armando Neto, atualmente o único presbítero natural destas freguesias, concretamente da Senhora Aparecida. Além da visita a doentes e a empresas, encontros com os Grupos da Imaculada e os movimentos de caridade, o Sr. D. Pio Alves foi ainda recebido em cada uma das três Juntas de Freguesia, pelo seu Executivo e pelos representantes das diversas coletividades. Procedeu à bênção da sede da Associação Recreativa e Cultural de Cernadelo («Casa Lira») e do Complexo Desportivo de Aião, além da visita ao Estádio do Aparecida Futebol Clube, também em obras de ampliação. Momento alto desta primeira parte da visita foi a administração da Unção dos Doentes no Santuário da Senhora Aparecida, seguida de Vigília de Oração na Ermida, coração pulsante da devoção mariana destas terras.

A segunda semana, de 14 a 21 de novembro, foi centrada na atenção à família e à juventude. Além do encontro com a pastoral familiar, e em especial com a equipa do Centro de Preparação para o Matrimónio, foi particularmente marcante a visita às duas escolas do território, de Cernadelo e do Torno, assim como os encontros de preparação e a administração do Sacramento do Crisma a 36 jovens no Santuário da Senhora Aparecida. A visita pastoral concluiu com a celebração da missa dominical, onde o pastor e os fiéis expressaram a sua gratidão por um marco tão relevante na vida cristã desta Comunidade.

(inf: Comunidade Interparoquial da Senhora Aparecida)