JMJ 2023: mais de 200 mil jovens iniciaram processo de inscrição

Foto: JMJ Lisboa 2023

A JMJ Lisboa 2023 tem já mais de 120 países inscritos numa mobilização mundial de jovens que reflete a diversidade dos peregrinos que vão chegar no próximo ano à capital portuguesa.

Foi no dia 23 de novembro, data na qual se assinalava um mês da inscrição do Papa Francisco, que a organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 revelou que “mais de 200 mil jovens de todo o mundo já iniciaram a inscrição no maior encontro com o Papa”.

Mais de 120 países inscritos

A Jornada que vai decorrer em Lisboa de 1 a 6 de agosto de 2023 tem, assim, um prometedor arranque das inscrições neste primeiro mês. “Com representantes de mais de 120 países inscritos, provenientes não só da Europa, mas também de África e da América do Norte, Central e do Sul, a mobilização destes jovens para a inscrição reflete a diversidade de ter peregrinos de todo o mundo a participar na JMJ Lisboa 2023”, pode-se ler em nota publicada no site do evento.

O Comité Organizador Local (COL) revela que é da Europa o maior número de inscrições provenientes de Portugal e Espanha, mas também da Polónia e Itália. “No continente americano, os países com maior representatividade são os Estados Unidos da América, o Brasil, o México e o Equador. No continente africano, realça-se a inscrição de jovens provenientes de países como Moçambique, Angola e Guiné-Bissau, que historicamente têm uma maior ligação a Portugal”, refere a nota.

A JMJ Lisboa 2023 informa que os peregrinos que queiram “aceder a um conjunto de serviços, como alojamento, alimentação, transporte e segurança e kit do peregrino” deverão inscrever-se nas várias “opções de pacotes” disponíveis no site do evento.

A organização sublinha que é gratuito o acesso a todas as iniciativas da Jornada de Lisboa, nomeadamente a Missa de Abertura, o Acolhimento ao Papa, a Via-Sacra, a Vigília com o Santo Padre e a Missa do Envio.

Segundo informa a Agência Ecclesia, “a JMJ Lisboa 2023 é dedicada aos peregrinos de todo o mundo com idades compreendidas entre os 14 e 30 anos de idade, sendo permitido que peregrinos de outras idades se inscrevam; os participantes com idade inferior a 18 anos têm obrigatoriamente de estar integrados num grupo e o seu cuidado é confiado a um adulto do grupo, com a devida autorização dos pais ou responsável legal”.

A agência católica de notícias salienta que os valores das inscrições variam entre os 50 e os 235 euros, dependendo da opção escolhida. “A todos os pagamentos efetuados até dia 31 de dezembro de 2022, será aplicado automaticamente um desconto de 10%; os pagamentos efetuados até dia 15 de março de 2023 usufruem ainda de um desconto automático de 5%. Os participantes que escolham um pacote com alojamento incluído, serão alojados em casas de família, pavilhões, escolas, ginásios, entre outros espaços coletivos”.

De referir e fixar que no dia 5 de agosto depois da Vigília que será presidida pelo Papa, os peregrinos vão pernoitar no local da celebração, como nas outras edições. O Parque Tejo será o local e para tal será necessário que cada participante traga consigo um saco-cama.

Papa partilha alegria pela JMJ 2023

O Papa Francisco na audiência geral de quarta-feira 23 de novembro assinalou o Dia Mundial da Juventude celebrado na Solenidade de Cristo Rei. O Santo Padre voltou a dirigir as suas preces e pensamento para o grande encontro de Lisboa de agosto 2023, no momento em que se dirigiu aos peregrinos de língua portuguesa:

“No domingo passado foi celebrado nas dioceses o Dia Mundial da Juventude, com o pensamento dirigido para o encontro de jovens que se realizará em Lisboa no próximo ano. A alegria de nos encontrarmos e a vontade de estar juntos são sinais fundamentais para o mundo de hoje, dilacerado por confrontos e guerras. Que Nossa Senhora guarde o nosso desejo de comunhão e de paz. Deus vos abençoe”, disse o Papa.

RS