A Alforria e a Frauga-Associação para o Desenvolvimento Integrado de Picote, vão apresentar a 25 de novembro de 2022, pelas 18h00, no auditório do Paço Episcopal do Porto, terreiro da Sé, o livro Rostos de uma Barragem, o álbum de Telmo Ferraz. Também nesse dia de assinala a passagem do 97.º aniversário de Telmo Ferraz, Padre da Obra da Rua.
A obra, coordenada pelo Henrique Manuel Pereira (Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa), reproduz um álbum de cerca de 200 fotografias, a preto e branco, na sua esmagadora maioria da autoria do Padre Telmo Ferraz e por ele legendadas. Retrata a realidade da barragem de Picote, a primeira do Douro Internacional, iniciada em 1954 e inaugurada em 1958, um marco da engenharia e arquitetura portuguesa da época e um contributo para a industrialização do país. Este empreendimento está atualmente classificado como conjunto de interesse publico, um dos raros exemplares da arquitetura Industrial Moderna Portuguesa.
“Rostos de uma Barragem, o álbum de Telmo Ferraz”, configura um importante documento social e histórico. O autor de “O lodo e as estrelas”, através da sua máquina fotográfica, retrata as “pessoas de carne e osso” que contribuíram para a edificação desta importante obra de engenharia e arquitectura.
As imagens são acompanhadas por excertos de “O lodo e as estrelas” em versão bilingue (português/mirandês).
A apresentação da obra será feita por Fernando de Almeida, e pelo organizador da obra Henrique Manuel Pereira, contando também com a presença do Padre Telmo Ferraz.
A edição desta obra conta com o apoio da Movhera, empresa concessionária do aproveitamento hidroeléctrico de Picote, do Município de Miranda do Douro, e também com outras instituições locais como a Associação Família Kolping de Picote e a Junta de Freguesia de Picote.