Vigararia da Maia: o dia de Pentecostes para 58 crismandos

No passado dia 13 de Novembro de 2022, os crismandos das Paróquias da Maia, Santa Maria de Avioso, Moreira, São Pedro de Avioso, Gemunde, Folgosa, São Pedro de Fins e Nogueira, da Vigararia da Maia, celebraram o seu Dia de Pentecostes! Em celebração realizada na Igreja de Nossa Senhora da Maia, presidida pelo nosso Bispo auxiliar do Porto, D. Pio Alves, e que contou com todos os 5 párocos das Paróquias mencionadas, 58 crismandos viram a sua Fé confirmada, nesta Festa do Espírito Santo. No culminar de um percurso de sensivelmente 11 Anos de caminhada de iniciação cristã, nos meandros das nossas salas de Catequese, este é sempre um dia que marca, não apenas os adolescentes que são ungidos, mas também o seu interior, e o interior daqueles que os acompanharam ao longo desta jornada, independentemente do maior ou menor período de tempo que com eles tiveram oportunidade de fazer caminho.

Contudo, e depois de tudo isto, é sempre importante discernir o quão perdurará a marca deste dia nos corações de cada um, e de modo muito particular no daqueles que neste dia receberam o Sacramento da Confirmação. Um dia, alguém me transmitiu a ideia da importância da receção deste Sacramento, como se o mesmo simbolizasse a “passagem” de discípulo a apóstolo de Jesus. Como que responsabilizando e chamando cada um, a partir deste dia, para a Missão! Aliás, no Encontro último preparatório para este dia, o Sr. D. Pio alertava de forma contundente para este aspeto, o de que se a intenção no final da celebração do Crisma seria apenas marcar a conclusão de um percurso, então que não aparecessem na mesma! E esta é a esperança sempre renovada que a Igreja deposita em todos aqueles que aceitam ser “inundados” pelo fogo do Espírito, e assim serem enviados.

Por isso, no texto lido em Ação de Graças, se procurava realçar precisamente a importância deste momento, não apenas como motivo de graça pelo caminho até aqui percorrido, mas também como desafio à ação daqui em diante: “Este é o tempo. O tempo para tantas coisas. O tempo de Ação de Graças. O tempo de darmos graças pela vida maravilhosa que Deus nos concedeu. O tempo de darmos graças pela coragem de perseverar. O tempo de darmos graças por todos aqueles que nos ajudam a caminhar. O tempo de darmos graças pela iniciação cristã destes crismados que hoje celebram o seu Pentecostes. Mas este é também o tempo de Ação. O tempo de deixarmos o grão de trigo cair na Terra, para que possa dar muitos frutos. O tempo de aprender a fazer silêncio e escutar o projeto que Deus tem para cada um. O tempo de ajudarmos a criar uma verdadeira Igreja de pedras vivas. O tempo de “levantar e partir apressadamente”, como Maria, para nos fazermos ao caminho, até onde Deus te levar. Por isso, este é o tempo. O tempo de deixar o Espírito inundar verdadeiramente o nosso ser. Sem nunca contar o tempo generosamente dedicado a Deus.”.

Que a graça do Espírito nos conceda sempre um coração genuinamente bom, para melhor sabermos discernir a vontade de Deus no nosso dia-a-dia. E que nunca nos esqueçamos de que é a partir das “boas obras” que podemos dar testemunho da profundidade da nossa Fé. Para que saibamos sempre combater o bom combate, mas permanecendo fiéis.

Um sincero obrigado a todos aqueles que contribuíram para que esta celebração pudesse ter decorrido da melhor forma possível!

(inf: João Bessa, paróquia da Maia)