Dedicação da Igreja das Taipas: comemorações dos 200 anos encerram com concerto (26 nov)

Bispo do Porto presidiu a Missa a 13 de novembro

A Irmandade das Almas de S. José das Taipas estão a comemorar os 200 anos da Dedicação da Igreja das Taipas a S. José. Especial destaque nestas comemorações para a Missa de passado dia 13 de novembro, presidida pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda e o concerto de encerramento que terá lugar no próximo sábado, dia 26 pelas 21.30 horas.

Em programa para este concerto os “9 Responsórios de Sexta-Feira Santa” de Francisco Martins, compositor do séc. XVII. A interpretação estará a cargo do Coral de Letras da Universidade do Porto.

Entretanto, na Missa de domingo, dia 13 de novembro, uma celebração comemorativa dos 200 anos de dedicação da Igreja das Taipas a S, José, D. Manuel Linda interrogou-se sobre como “estamos a contruir a história” do mundo.

O bispo do Porto assinalou que os discípulos de Cristo nos dias de hoje devem procurar “deter a força do mal a partir das virtudes da esperança e do amor”.

Na sua homilia, D. Manuel Linda deu destaque especial à atividade cultural e social da Irmandade das Almas de S. José das Taipas.

Recordamos que as comemorações dos 200 anos da Dedicação da Igreja das Taipas a S. José se deve à existência na fachada principal da Igreja de uma inscrição com a data de 1822 e que sustenta o momento da sua dedicação oficial.

“Na fachada principal da nossa Igreja, bem por cima da porta, está uma inscrição em latim, datada de 1822, que, numa tradução rápida, diz: «Foi este templo para piedoso sufrágio das almas do purgatório dedicado ao Esposo da Mãe de Deus, São José, magnificamente construído onde antes estava uma capela dedicada ao mesmo Santo»”, refere nota da Irmandade.

RS