Como prevista e anunciada anteriormente, D. Pio Alves, bispo auxiliar do Porto, esteve em visita pastoral às Paróquias de Alvarenga e Nogueira – Lousada de 02 a 06 de novembro.
Na sua visita, D. Pio Alves, foi recebido com muito entusiasmo e carinho, por este povo, que sempre soube receber bem.
As realidades vividas no contacto com algumas empresas, na visita aos doentes e nas diversas reuniões com as autarquias, coletividades, conselhos económicos das paróquias, grupos de catequese, catequistas, professores e alunos das escolas, jardim de infância e movimento sénior, deixaram visíveis a alegria do povo ao receber o Prelado.
Na verdade, a todos encheu de alegria, e foi com muito entusiasmo que toda a comunidade o recebeu de forma singular.
D. Pio, frisou a necessidade de oração e confiança em Deus, nestes tempos tão difíceis, e na atenção dos cristãos pelos mais necessitados, de modo especial pelas famílias mais jovens com filhos pequenos, uma vez que nos dias difíceis que se avizinham, fruto da inflação constante que provoca menor poder de compra das famílias, de modo especial nas de mais baixos recursos económicos.
O ponto alto da visita, não deixou de ser a administração do Sacramento do Crisma, em Nogueira, no sábado (dia 05) às 16H00 e em Alvarenga (dia 06) pelas 11H00.
Notório o empenho de todos na receção a D. Pio Alves, quer nos arranjos florais das igrejas, e nos seus acessos, locais onde se estendiam elaborados tapetes floridos, que bem refletiam a alegria de bem receber característico deste povo.
Nestes Tempos tão controversos, bem precisos são estes momentos de convívio e alegria, para que o povo sinta a presença do Pastor que não abandona as ovelhas, antes, as aconchega, fala com elas, que sente e vive as suas dificuldades.
JP