Angra: entrada solene de D. Armando Domingues será a 15 de janeiro

Novo bispo da diocese açoriana foi bispo auxiliar do Porto de 2018 a 2022

O novo bispo de Angra (Açores), D. Armando Domingues, dará entrada solene naquela diocese no dia 15 de janeiro de 2023, numa celebração marcada para as 17 horas locais. A catedral de Angra receberá em festa o seu novo bispo logo após a tomada de posse perante o Colégio de Consultores.

Segundo informa o portal de informação Igreja Açores, nesse domingo dia 15 de janeiro, o novo bispo partirá em cortejo da Igreja da Misericórdia, às 16 horas e chegará à Sé, percorrendo as ruas Direita e da Sé, duas das principais artérias do centro histórico da cidade património e sede da diocese insular”.

A nota do órgão de informação refere ainda que “no final da celebração na Sé, o novo prelado receberá cumprimentos das autoridades e dos fiéis presentes, seguindo-se um jantar no Seminário Episcopal de Angra”.

“Já são minha gente, minha família”

Numa primeira mensagem à diocese de Angra, o novo bispo sublinhou três palavras: saudação, agradecimento e esperança.

Nesse texto D. Armando Domingues saúda “os Açores com as suas 9 ilhas, todas ricas de cultura e de património, de história e tradições”.

“Angra é já para mim a mais bonita de todas as dioceses do mundo, pela sua natureza de uma beleza ímpar, mas também pelas pessoas, porque já são ‘minha gente’, ‘minha família’! Teremos tempo para nos conhecermos melhor. Pessoalmente, estou com o mesmo entusiasmo de sempre, porque sei que Deus quer sempre o melhor para nós!”, afirma o prelado.

O novo bispo afirma que tudo fará para ter no seu coração todos os habitantes do arquipélago dos Açores:

“No respeito por cada um, pelas instituições e serviços públicos ou privados, tudo farei para ter no meu coração cada mulher ou homem do nosso belo arquipélago dos Açores, independentemente da sua crença religiosa, da sua forma de expressar a fé, da sua concordância ou não comigo. A todos envio uma saudação fraterna. Como sou membro de uma família numerosa, há sempre lugar para muitos mais…”, escreveu o novo bispo de Angra na sua primeira mensagem à diocese.

A Diocese de Angra encontrava-se em sede vacante desde saída de D. João Lavrador, a 21 de setembro de 2021, que foi nomeado pelo Papa como bispo da Diocese de Viana do Castelo.

Criada em novembro de 1534 pelo Papa Paulo III, através da Bula ‘Aequum Reputamus’, possui 165 paróquias, 59 centros sociais canonicamente eretos, 47 confrarias e 23 misericórdias.

D. Armando Domingues foi nomeado na passada sexta-feira 4 de novembro como bispo de Angra nos Açores. Foi bispo auxiliar do Porto de 2018 a 2022 tendo deixado uma mensagem especial à diocese do Porto utilizando a expressão “a minha amada diocese do Porto”.

“Já há muito tempo que digo com toda a propriedade e verdade: ‘a minha amada diocese do Porto’!”, declarou D. Armando Domingues na sua mensagem à diocese do Porto.

D. Armando Esteves Domingues, nasceu a 10 de março de 1957 em Oleiros, Castelo Branco, na Diocese de Portalegre-Castelo Branco.

Em outubro de 1967 entrou no Seminário Menor de Viseu, em Fornos de Algodres. Em junho de 1980 concluiu os estudos feitos no Seminário Maior, em Viseu.

De junho de 1980 a outubro de 1981 fez um ano de experiência pastoral junto do Centro Mundial de espiritualidade e de teologia do Movimento dos Focolares, em Grottaferrata, com especial foco na pastoral juvenil e vocacional.

Regressado à Diocese, recebeu a Ordenação diaconal a 25 de novembro de 1981 e a Ordenação presbiteral a 13 de janeiro de 1982, incardinando-se na Diocese de Viseu.

A 15 de janeiro de 1982 foi nomeado Vigário Paroquial das Paróquias de Fragosela e de Santos Evos.

A 24 de maio de 1982 foi nomeado Pároco de São Martinho das Moitas, Gafanhão e Covas do Rio; em outubro de 1983 foi nomeado Pároco também da Paróquia de Reriz.

A 2 de setembro de 1984 iniciou a frequência do Curso de Capelães Militares, no fim do qual se torna Capelão Militar da Força Aérea Portuguesa; colocado no Estado Maior da Força Aérea e na Base de Tropas Paraquedistas de Monsanto. Em março de 1984 foi nomeado Capelão da Base de Alfragide e Adjunto do Capelão Chefe da Força Aérea.

Como militar desenvolve, de dezembro de 1984 a janeiro de 1987, o serviço de Assistente da IV Secção do Corpo Nacional de Escutas (CNE) na Região de Lisboa e Adjunto do Assistente Regional. Durante o mesmo período colabora também com os Cursilhos de Cristandade.

Em fevereiro de 1987, regressado à Diocese, recebe vários encargos: Professor de Educação moral e religiosa católica na Escola Secundária Emídio Navarra, em Viseu; Assistente do Agrupamento 102 do CNE e sucessivamente Assistente Regional da CNE; Assistente do Movimento de Educadores Católicos; Assistente espiritual do Movimento Equipas de Nossa Senhora e Conselheiro espiritual de duas Equipas.

Em 1987 foi eleito Membro do Conselho Presbiteral. Foi ainda Membro do Conselho Pastoral Diocesano e Membro do Colégio de Consultores.

A 17 de setembro de 1989 foi nomeado Pároco in solidum das Paróquias de Torredeita, Boaldeia e Farminhão do Arciprestado de Viseu. Entretanto, de 1989 a 2014 foi professor de Ética e Desenvolvimento Pessoal na Escola Profissional de Torredeita. De 1989 a 2016, foi Diretor do jornal “Voz de Torredeita e Boaldeia”.

De novembro de 2004 a julho de 2015 foi Ecónomo Diocesano. Entretanto, desde setembro de 2006 foi Pároco in solidum da Paróquia de São Salvador e Responsável do Vicariato de Nossa Senhora do Viso, do qual foi nomeado Pároco em setembro de 2012. De 2016 a 2017 foi professor dos alunos do Seminário Maior de Viseu no último ano de formação.

A 20 de julho de 2015 foi nomeado Vigário-Geral da Diocese de Viseu.

Em 27 de outubro de 2018 foi nomeado Bispo titular de Centenária e Bispo Auxiliar da Diocese do Porto; a 16 de dezembro de 2018 recebeu a Ordenação Episcopal na Catedral de Viseu.

Na Conferência Episcopal Portuguesa é Presidente da Comissão Missão e Nova Evangelização, assim como Membro da Comissão Laicado e Família.

RS