
A nova fase do Sínodo terá nos primeiros meses do ano de 2023 momentos de especial encontro e reflexão. Serão as assembleias sinodais continentais de África, Oceania, Médio Oriente, Ásia, América Latina, América do Norte e Europa.
O continente europeu tem já marcado local e data para a sua assembleia sinodal: vai decorrer em Praga, na República Checa, de 5 a 12 de fevereiro do próximo ano de 2023.
“Alarga o espaço da tua tenda” é a frase do profeta Isaías que serve de inspiração para a nova fase do processo sinodal iniciado pelo Papa Francisco em outubro de 2021.
Após um primeiro ano, no qual foi proposta uma ampla consulta diocesana, tem agora lugar uma fase continental, alargando na dimensão da escuta e dando real ritmo a um método absolutamente inclusivo.
No texto que lança esta nova fase, denominado como Documento para a Etapa Continental (DEC) e que foi publicado em outubro passado, é referido que “alargar a tenda exige acolher outros no seu interior, dando espaço à sua diversidade”.
O DEC retrata o caminho da Igreja como “um espaço de comunhão, um lugar de participação e uma base para a missão”.
Nesta grande tenda alargada cabem, desde logo, as sínteses sinodais enviadas na primeira fase e que são expressão da escuta do povo de Deus iniciada em 2021 nas dioceses de todo o mundo.
É precisamente, às dioceses que este processo sinodal regressa ganhando novo fôlego. O documento agora publicado “restitui às Igrejas locais quanto o Povo de Deus do mundo inteiro disse no primeiro ano do Sínodo” e tem como objetivo permitir que seja possível “aprofundar o discernimento”.
Este documento propõe que sejam desenvolvidos, a nível diocesano, diálogo e reflexão sobre três interrogações essenciais que surgem na continuidade do trabalho já desenvolvido:
Partindo da leitura do DEC quais as experiências “novas ou iluminadoras”?
Tendo em conta eventuais “tensões ou divergências substanciais” quais são “as questões ou interrogações que deveriam ser enfrentadas”?
“Quais são as prioridades, os temas recorrentes e os apelos à ação” a partilhar?
As conferências episcopais recolherão os contributos das dioceses e formularão uma síntese que será depois partilhada na Assembleia Continental.
As assembleias continentais do Sínodo decorrem entre janeiro e março de 2023.
RS