Bispo do Porto saúda novo bispo de Angra em Nota Episcopal

D. Manuel Linda publica uma nota episcopal sobre a nomeação de D. Armando Domingues como novo bispo de Angra. VP publica na íntegra.

 

Nota Episcopal

Aos Presbíteros, Diáconos e demais Fiéis da Diocese do Porto

O Santo Padre concedeu-nos a graça do senhor D. Armando Esteves Domingues que, ao longo de quase quatro anos, trabalhou zelosa e dedicadamente nesta Diocese do Porto, a ponto de suscitar em todos a máxima consideração e estima. Agora, o mesmo Papa Francisco veio buscá-lo para novo e mais elevado encargo pastoral: o de Bispo de Angra, na Região Autónoma dos Açores.

Para nós, este é um momento de forte perda. Não obstante, também nos sentimos felizes porque reconhecemos ao senhor D. Armando aptidão para governar essa simpática Diocese e sabemos bem das suas capacidades de diálogo, escuta, competência pastoral e zelo apostólico. O traço sinodal que deixou no Porto, a vontade de intentar novas formas de organização paroquial, mormente por intermédio das «unidades pastorais», o incentivo a uma pastoral de unidade e conjunto, o relevo concedido ao ecumenismo e a valorização do papel da mulher e dos jovens fazem dele um «bispo novo para tempos novos».

Ao senhor D. Armando, em meu nome pessoal e, certamente, de toda a Diocese, quero dirigir um sentido “bem-haja” por quanto aqui semeou e fez frutificar. E desejo todas as graças e todas as bênçãos para a nova e nobre missão. Pode contar connosco, como nós contamos com ele, operários da mesma “vinha do Senhor” e obreiros da edificação do Reino de Deus.

Porto 4 de novembro 2022

+ Manuel, Bispo do Porto